BRASÍLIA

Eventos

FOCO NOS EVENTOS – Pilar Del Río, Carlos Reis e Augusto Silva discutem legado de José Saramago na Embaixada de Portugal

Conversa aberta ao público na Embaixada de Portugal em Brasília celebra centenário do autor no dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

Publicados

CULTURA E EVENTOS

A Embaixada de Portugal no Brasil, a Fundação José Saramago e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília, em parceria com a Cátedra Agostinho da Silva na Universidade de Brasília (UnB), celebram o Dia Mundial da Língua Portuguesa em Brasília e o centenário de nascimento de José Saramago com uma conversa aberta ao público sobre o legado do escritor, no dia 5 de maio, às 18h, no auditório Camões da Embaixada.

 

O encontro reúne a jornalista e tradutora Pilar Del Río, presidente da Fundação José Saramago, e Carlos Reis, comissário do centenário, com a moderação de Augusto Silva Junior, coordenador da Cátedra Agostinho da Silva. A conversa partirá de um diálogo com a exposição de painéis “Voltar aos passos que foram dados”, patente no mesmo auditório.

 

Com proposta de estabelecer um trajeto pela biografia literária (biobibliografia) de Saramago, a conversa remeterá aos textos do autor, descritivos e imagens dispostas nos painéis temáticos elaborados pela Fundação José Saramago, afixados nas paredes laterais do Auditório Camões.

 

Segundo o professor Augusto Silva, o propósito do debate será fazer “uma verdadeira viagem pelas palavras e memórias de nosso Nobel”. Será, conjuntamente, uma celebração e uma reflexão contemporânea acerca do legado de Saramago. “Refletiremos sobre a sua atualidade neste novo milênio de pandemias e cegueiras. Também pensaremos o lugar de suas obras no Dia Mundial da Língua Portuguesa, bem como os percursos mais profundos de sua recepção a partir dos pensadores Pilar Del Río e Carlos Reis”.

Leia Também:  FOCO NOS EVENTOS - Projeto Brasília 60+1

 

“Voltar aos passos que foram dados” constitui numa “viagem” pela vida e obra de Saramago que leva o visitante a (re)encontrar as obras e o legado cultural e cívico do escritor em 15 painéis. A seleção dos textos é de Carlos Reis e Fernanda Costa, aliados ao design de André Letria. Os painéis representam uma narrativa provocada por um desafio proposto pelo próprio autor no livro “Viagem de Portugal”: “É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já”.

Antes da conversa, às 17h, o público está convidado a prestigiar um concerto de chorinho com Reco do Bandolim & Grupo Choro Livre, na Escadaria da Embaixada de Portugal.

 

Este evento soma-se a outras iniciativas da Embaixada de Portugal e do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, em homenagem ao centenário do autor e ao Dia Mundial da Língua Portuguesa. São elas a exibição do filme inédito “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de João Botelho, no dia 27 de abril; e a exposição “A Bagagem do Viajante”, que estará patatente na Galeria Camões e nas estações do Metro-DF a partir de 5 de maio.

Leia Também:  FOCO NOS EVENTOS - Clássicos Encantados de Natal in concert

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA E EVENTOS

FOCO NOS EVENTOS – Rodrigo Marques – Paz de Darwin

Publicados

em

O recifense Rodrigo Marques vem à Brasília apresentar seu show solo “Paz de Darwin”, nos dias 02 e 03 de julho.

A peça abordará uma parte de sua vida, tendo sofrido preconceito por ser ateu e de maneira divertida traz a temática da monogamia.

Será no Teatro do Museu Nacional e os ingressos podem ser adquiridos no ingressodigital.com

Fonte: brasilia.deboa.com
Imagem: @rodrigoomarques

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Foco nos eventos! Dia do Bem-Estar Digital
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA