BRASÍLIA

Homenagem

FOCO HOMENAGEM – Emissão Postal homenageia os 100 anos da Semana de Arte Moderna

Publicados

FOCO HOMENAGEM

Os Correios colocaram em circulação o Bloco Comemorativo: Centenário da Semana de Arte Moderna em homenagem a este momento histórico artístico-cultural do Brasil.

 

O movimento teve a participação de vários nomes da cena cultural brasileira na época, como Mário de Andrade – principal articulador da Semana -, Oswald de Andrade, Anita Malfati, Di Cavalcanti e Heitor Villa Lobos.

 

Inspirados na vanguarda europeia, os artistas da época propuseram um novo padrão estético em contraposição ao formalismo acadêmico vigente até então. O movimento buscou incentivar uma arte baseada no improviso, na linguagem coloquial e cotidiana, na liberdade de produção e em temáticas nacionais. O evento contou com apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras de arte e palestras. A Semana de 22 influenciou as posteriores gerações de artistas e é referenciada e percebida em diferentes manifestações culturais até os dias de hoje.

 

O Bloco Postal – O conceito dessa emissão veio da manifestação artística Antropofagia, liderada por Oswald de Andrade. Nela, o artista “engole” as técnicas e as influências de outros países e, assim, fomenta o desenvolvimento de uma nova estética artística brasileira.

Leia Também:  FOCO HOMENAGEM - Dia Mundial da Língua Portuguesa terá exposição em homenagem ao centenário do nascimento de José Saramago

 

Porém, no lugar de “engolir o estrangeiro” para criar a arte genuinamente nacional, a arte do bloco composto por quatro selos da Semana de 22 criada por Juliana Souza busca “antropofagizar” os modernistas, dando espaço para a representação das camadas populares brasileiras, para outras expressões do modernismo após 1922, além de tentar trazer uma visão atualizada dos significados de um Brasil marcado por diversidades e desigualdades.

 

Com tiragem de 12 mil blocos/48 mil selos no valor de 2º Porte Carta Comercial cada estampa, a emissão está disponível para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.

Fonte: Comunicação Correios

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

FOCO HOMENAGEM

FOCO HOMENAGEM – Da “deprê” a ação!

Publicados

em

O colunista do jornal CAPITAL EM FOCO chegou no último sábado 9 e julho, aos 34 anos de idade. O ex morador de rua, hoje servidor público, passou por uma caminhada dura para ser o líder comunitário que vem sendo.

O evento teve o apoio Beam Suntory , uma marca de bebidas que trouxe um grande “Arraia” para a quadra 509 do Recanto das Emas.

O pré-candidato a deputado distrital Wellington Luiz esteve presente, e na ocasião abordou temas relacionado a Codhab, explicando sobre as entregas das escrituras prontas nos postos de atendimento espalhado pelo DF. Ele ressaltou a importância de que a pessoa contemplada deve receber ligação primeiramente para o recebimento da mesma.

O evento recheado de comidas típicas e muito forró contou também com a superação do cantor Fernando, que mesmo com uma gripe, levantou o público.

D’roza discursou sobre o quão longe sua superação chegou ao longo de sua caminhada. Hoje o colunista do jornal CAPITAL EM FOCO  trabalha em prol dos adolescentes, na busca do primeiro emprego, pelos  mais idosos na ajuda medica e etc.. e, também da população em geral.

Leia Também:  FOCO HOMENAGEM - Mayara Noronha Rocha recebe homenagem de "Mulher do Ano"

Abraçado com sua esposa Liliam, D’Roza relatou que no início,  o  então pré- candidato, Wellington Luiz tirou ele da rua e deu a oportunidade de uma vida com dignidade. D”Roza  o  agradeceu e também emocionado,  aos convidados, estes que eram pessoas, em sua maioria, que o acompanham desde da época que ele morou na rua, pessoas que compravam doces dele quando ele vendia nos ônibus, amigos que vendiam balas com eles nos ônibus, amigos da sua primeira formação acadêmica, candidatos que ele atende na Codhab e seus vizinhos, além dos membros da equipe do jornal CAPITAL EM FOCO.

A boa comida foi feita pelo o senhor Itamar e dona Zezé que tem um restaurante em Ponte Alta e a decoração ficou por parte de Cristiane, Irmã do D’roza, do André, um amigo que o D’Roza atende na Codhab, e a sua enteada Maria Rita foi a  mestre de cerimônia da festa linda, tudo com a coordenação de sua esposa Lilian, que relatou  ao convidados que tudo foi feito em questão de 5 dias, mas que foi feito com muito carinho.

Leia Também:  FOCO HOMENAGEM - Selo postal marca os 100 anos da obra “Ulysses”

 

D’ROZA venceu a depressão, para ser um homem de ação>

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA