BRASÍLIA

FOCO NA EDUCAÇÃO

CONECTAIF 2019

Publicados

FOCO NA EDUCAÇÃO

Amigos leitores, dia 28/08 tive a honra de participar do CONECTAIF 2019 a convite de Leone Carneiro, proprietária da 180º Desenvolvimento, e juntas falamos sobre “Como cultivar o Bem Estar” em um dos programas do evento, o Viva com Saúde. Fiquei impressionada com o carinho e atenção que recebemos da equipe da Instituição, e o engajamento dos alunos em querer adquirir conhecimentos diversos. Leone comentou a importância do bem estar pessoal e social no momento. O quanto nós como seres sociais precisamos um dos outros, e, portanto, equilibrar o emocional para termos uma qualidade de vida saudável física e mental. O evento é anual e gratuito realizado pelo Instituto Federal de Brasília. Um encontro de inovação, tecnologia e muito aprendizado. Este ano foi realizado no Campus da Asa Norte com uma infraestrutura moderna, prática e bem organizada para os alunos, docentes, colaboradores, empresários, parceiros e para a comunidade. As ações ocorreram entre os dias 26 a 30 de agosto. Dentre as atividades: oficinas, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, palestras diversas, competições, e exposições totalizando 18 eventos simultâneos. Os programas oferecidos este ano foram: Seminários EPTec – Educação Profissional e tecnológica; Fábricas de Ideias Inovadoras; Formatura dos alunos de 2019; 2ª Jornada de Gestão; Semana de Produção Científica; Feira de Iniciativas Econômicas e Solidárias; Feira de Estagio e Emprego; Festival d Arte e Cultura; Viva com Saúde; Qualific Express; Conexão Empresarial; Fórum de educação a Distância; ExpoIF; Vitrine dos Saberes e o IncluiIF onde foi explanado a inclusão social de saúde mental. O evento tem como objetivo promover várias ações desenvolvidas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, fazendo com que o aluno tenha uma participação efetiva de engajamento e motivação nas diversas áreas de conhecimento. Não podemos deixar de falar dos parceiros que são figuras importantes para que um evento seja realizado, e um agradecimento especial a Marcela Brito, proprietária da Iventys Educação Corporativa que ofereceu dois cursos sobre “Ferramentas do Google”, e a GTR – Instituto de Música que nos presenteou com camisetas e copos para sortearmos em nossa palestra. Os ganhadores adoraram afinal capacitar-se e aprender a tocar um instrumento, isso também gera bem estar. Por Ângela Scórsin

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  FOCO NA EDUCAÇÃO - Concurso de artigos premia advogados com bolsa de estudo em curso nos EUA
Propaganda

FOCO NA EDUCAÇÃO

FOCO NA EDUCAÇÃO – Enem 2022: opção da versão impressa ou digital da prova deve ser feita na inscrição

No ato da inscrição, o estudante precisa sinalizar a opção desejada

Publicados

em

Com a aproximação do fim do prazo das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que podem ser feitas até 27 de maio, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre a diferença das versões impressa e digital do exame. Tal preferência deve ser sinalizada no momento da inscrição e após o preenchimento do formulário não é permitido trocar de opção.  Pela primeira vez, os participantes não isentos poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$85 – o mesmo do ano passado – por meio de cartão de crédito e Pix, até o dia 27 de maio.

As duas versões da prova, a impressa e digital, serão aplicadas nos mesmos dias, em 13 e 20 de novembro. Elas contam com questões iguais, mesmo tema de redação e tempo de realização. A versão impressa pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados ‘treineiros’, ou seja, aqueles que não vão concluir o Ensino Médio este ano ou que ainda não estão cursando essa etapa.

Já a participação na versão digital é exclusiva para quem já concluiu o Ensino Médio ou que está concluindo essa etapa neste ano. O atendimento especializado é o mesmo nas duas versões do Enem 2022. As provas do Enem digital 2022 serão aplicadas em locais definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob as mesmas condições de segurança e sigilo.

Leia Também:  Foco nas oportunidades! 42º CIVEBRA – Curso Internacional de Verão – Escola de Música de Brasília

A redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão tradicional do exame. A previsão é que, até 2026, o Enem será aplicado integralmente digital. Ou seja, a versão impressa será extinta.

A estudante Laiane Fonseca, 18 anos, já se inscreveu e optou pela versão impressa da prova. Para ela, não há diferença nas duas opções e a forma tradicional passa mais segurança. “Eu me inscrevi logo nos primeiros dias. Eu fiz o exame no ano passado e neste ano vou fazer novamente para testar meus conhecimentos. Pensei em fazer a versão digital, mas optei pela impressa mesmo. Estou na expectativa para os dias das provas”, afirma.

Para a próxima edição, o Inep aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal e capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

Neste ano, foram liberadas 101.100 vagas para o Enem Digital, que são preenchidas por ordem de inscrição. Uma vez esgotado o limite por cidade, acaba a chance de participar dessa versão. Com questões inéditas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no primeiro dia de inscrição, a edição de 2022 atingiu a marca de 1 milhão de inscritos.

Leia Também:  FOCO NA EDUCAÇÃO! Prazo para o aditamento do Fies é prorrogado

Cronograma do Enem 2022

  • Inscrições para o Enem 2022: 10 a 21 de maio de 2022
  • Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio de 2022
  • Solicitação de atendimento específico e especializado: 10 a 21 de maio de 2022
  • Solicitação de uso do nome social: 23 a 28 de junho de 2022
  • Divulgação dos locais da prova: prazo ainda não informado
  • Aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA