FOCO NA EDUCAÇÃO
FOCO EDUCAÇÃO! Sisu 2021: classificação por nota de corte é alterada após prorrogação de inscrições
FOCO NA EDUCAÇÃO

Postado por Silvana Scórsin Candidatos podem se inscrever até amanhã, 14 Além da prorrogação das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição 2021.1, a classificação dos inscritos por meio da nota da corte também foi modificada, conforme anunciou o Ministério da Educação (MEC). Até o fechamento do processo seletivo, que vai até amanhã (14), a classificação será novamente gerada e apresentada no mesmo formato adotado em edições passadas, anteriores às duas edições de 2020. Com isso, a nota do candidato parcialmente classificado em sua primeira opção de curso de graduação, ordem de preferência aderida no ato da inscrição, não será mais computada para efeito do cálculo da nota de corte do curso de sua segunda opção. Segundo o MEC, o primeiro ranqueamento das inscrições nesse formato foi processado pelo sistema a partir de meia noite até à uma hora desta terça-feira (13). “Assim, os candidatos terão terça-feira e quarta-feira durante todo o dia para fazerem suas opções com base na mesma sistemática que era utilizada nas edições do Sisu ocorridas até o segundo semestre de 2019”, afirmou o Ministério em nota. As candidaturas são exclusivas aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que não zeraram a redação e obtiveram boas médias nas provas objetivas que correspondem às áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Os participantes treineiros do Enem não podem participar dessa seletiva. Com a prorrogação, os interessados têm até as 23h59 da próxima quarta-feira, 14 de abril, para realizarem a inscrição, no site do programa. Por que o formato de nota de corte Sisu foi alterado? Segundo o MEC, o formato da apresentação da nota de corte do Sisu foi alterado no primeiro semestre de 2020 “para demonstrar a integralidade das notas de todos os candidatos, independentemente da situação de classificação na primeira opção de curso”. Ainda de acordo com a pasta, a iniciativa não alterou as regras que regem o Sisu. No entanto, após apelo de estudantes e entidades contrários a nova forma de divulgação das notas, a atual gestão da pasta resolveu retornar ao formato antigo. Nas duas edições do Sisu 2020, a nota foi contada nos dois cálculos ao mesmo tempo (1º e 2º opção de curso), o que fez com que muitos estudantes acreditassem no aumento da nota mínima para classificação. Fonte: Agência Educa Mais Brasil

FOCO NA EDUCAÇÃO
FOCO NA EDUCAÇÃO – Inep divulga resultados da primeira etapa do Revalida 2022
Inscrições dos aprovados para segunda etapa começam na amanhã

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou a consulta do resultado da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022. Quem for aprovado nesta etapa poderá se inscrever, a partir de amanhã (13), na segunda.
A primeira parte do exame foi aplicada no dia 6 de março em oito cidades. Também estão disponíveis no Sistema Revalida as respostas sobre os recursos referentes aos resultados preliminares da prova discursiva.
Os candidatos aprovados na prova teórica que reprovaram na parte prática das edições 2020 ou 2021 do Revalida também podem se inscrever diretamente na etapa de habilidades clínicas do Revalida 2022.1. A aplicação ocorrerá nos dias 25 e 26 de junho.
Sobre o Revalida
Aplicado desde 2011 pelo Inep, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
Para participar da segunda etapa, é necessário ter sido aprovado na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
* Com informações do Ministério da Educação
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
-
FOCO NA LITERATURA6 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – Bett Educar: a Feira
-
CULTURA E EVENTOS7 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS – Festas Juninas
-
SAÚDE E BEM ESTAR6 dias atrás
FOCO NA SAÚDE – Doenças raras: uma realidade para mais de 13 milhões de brasileiros
-
FOCO ESPECIAL1 dia atrás
FOCO ESPECIAL – A SEGUNDA EDIÇÃO “ELAS EMPREENDEM E VENCEM” MOVIMENTOU O RECANTO DAS EMAS!
-
CULTURA E EVENTOS5 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS – Descaminho – do ponto de vista do equilíbrio
-
FOCO NA EDUCAÇÃO6 dias atrás
FOCO NA EDUCAÇÃO – Inep divulga resultados da primeira etapa do Revalida 2022
-
FOCO NAS NOTÍCIAS4 dias atrás
Coreia do Norte: desfile militar foi evento propagador de Covid-19
-
FOCO NAS OPORTUNIDADES4 dias atrás
FOCO NAS OPORTUNIDADES –