FOCO NA EDUCAÇÃO
FOCO NA EDUCAÇÃO! Curso de Libras é oferecido para profissionais de saúde que atuam na pandemia
FOCO NA EDUCAÇÃO

Postado por Silvana Scórsin Formação será dada de modo remoto; 40 vagas estão sendo disponibilizadas Com o objetivo de facilitar o entendimento e a comunicação entre profissionais da área de saúde que atuam no combate à Covid-19 e pacientes surdos, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná abriu inscrições para o minicurso curso gratuito e on-line de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para se inscrever nas 40 vagas oferecidas no Libras na Linha de Frente, o interessado deve acessar o link e preencher as informações solicitadas. A formação dará preferência a profissionais formados e estudantes da área da saúde de todo o Brasil. Quem tiver, no mínimo, 75% de presença ganhará certificado de participação. O curso, que começará hoje, 29, e se estenderá até o dia 2 de abril, sempre às 17h, será ministrado pelo professor Alexsander Pimentel, tradutor e intérprete de libras. O projeto tem como foco principal levar informações de cuidados de saúde à população em geral de maneira acessível e adaptada às pessoas com deficiências. A iniciativa é de acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da universidade. Eles participam do projeto Unidos pela Saúde, desenvolvido por mestrandos e doutorandos em conjunto com profissionais de saúde voluntários e estudantes de outras instituições. Outras oportunidades de cursos gratuitos para todos os públicos O Educa Mais Brasil, plataforma de incentivo estudantil, também disponibiliza em seu site uma seleção de instituições que oferecem cursos gratuitos e on-line. São cursos em diversas áreas do conhecimento que contribuem para ampliar os seus conhecimentos e aumentar as suas chances de conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho. * Com informações da Agência Brasil Fonte: Agência Educa Mais Brasil

FOCO NA EDUCAÇÃO
FOCO NA EDUCAÇÃO – Enem 2022: opção da versão impressa ou digital da prova deve ser feita na inscrição
No ato da inscrição, o estudante precisa sinalizar a opção desejada

Com a aproximação do fim do prazo das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que podem ser feitas até 27 de maio, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre a diferença das versões impressa e digital do exame. Tal preferência deve ser sinalizada no momento da inscrição e após o preenchimento do formulário não é permitido trocar de opção. Pela primeira vez, os participantes não isentos poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$85 – o mesmo do ano passado – por meio de cartão de crédito e Pix, até o dia 27 de maio.
As duas versões da prova, a impressa e digital, serão aplicadas nos mesmos dias, em 13 e 20 de novembro. Elas contam com questões iguais, mesmo tema de redação e tempo de realização. A versão impressa pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados ‘treineiros’, ou seja, aqueles que não vão concluir o Ensino Médio este ano ou que ainda não estão cursando essa etapa.
Já a participação na versão digital é exclusiva para quem já concluiu o Ensino Médio ou que está concluindo essa etapa neste ano. O atendimento especializado é o mesmo nas duas versões do Enem 2022. As provas do Enem digital 2022 serão aplicadas em locais definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob as mesmas condições de segurança e sigilo.
A redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão tradicional do exame. A previsão é que, até 2026, o Enem será aplicado integralmente digital. Ou seja, a versão impressa será extinta.
A estudante Laiane Fonseca, 18 anos, já se inscreveu e optou pela versão impressa da prova. Para ela, não há diferença nas duas opções e a forma tradicional passa mais segurança. “Eu me inscrevi logo nos primeiros dias. Eu fiz o exame no ano passado e neste ano vou fazer novamente para testar meus conhecimentos. Pensei em fazer a versão digital, mas optei pela impressa mesmo. Estou na expectativa para os dias das provas”, afirma.
Para a próxima edição, o Inep aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal e capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
Neste ano, foram liberadas 101.100 vagas para o Enem Digital, que são preenchidas por ordem de inscrição. Uma vez esgotado o limite por cidade, acaba a chance de participar dessa versão. Com questões inéditas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no primeiro dia de inscrição, a edição de 2022 atingiu a marca de 1 milhão de inscritos.
Cronograma do Enem 2022
- Inscrições para o Enem 2022: 10 a 21 de maio de 2022
- Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio de 2022
- Solicitação de atendimento específico e especializado: 10 a 21 de maio de 2022
- Solicitação de uso do nome social: 23 a 28 de junho de 2022
- Divulgação dos locais da prova: prazo ainda não informado
- Aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
-
FOCO NA LITERATURA5 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – Meu Aniversário: @gustavodourado
-
FOCO ESPECIAL6 dias atrás
FOCO ESPECIAL – A SEGUNDA EDIÇÃO “ELAS EMPREENDEM E VENCEM” MOVIMENTOU O RECANTO DAS EMAS!
-
CULTURA E EVENTOS6 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS – Mulheres em foco.
-
Fana Lopes6 dias atrás
FOCO COM FANA LOPES – Sorte ou azar – Você acredita?
-
CIDADES5 dias atrás
FOCO NAS CIDADES – Codhab divulga lista de contemplados habilitados para regularização fundiária no Recanto das Emas
-
FOCO NA EDUCAÇÃO5 dias atrás
FOCO NA EDUCAÇÃO – Enem 2022: confira dicas de aplicativos e sites gratuitos para se preparar
-
SEM CATEGORIA6 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS -FESTA TÚNEL DO TEMPO ANOS 90
-
SEM CATEGORIA5 dias atrás
FOCO INTERCULTURAL- Governador de Santa Catarina se reúne com embaixadores em Brasília