FOCO NA EDUCAÇÃO
FOCO NA EDUCAÇÃO! Inep antecipa horário de acesso aos locais de provas do Enem
FOCO NA EDUCAÇÃO

Postado por Silvana Scórsin Segundo Inep, medida visa evitar aglomerações A entrada nos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ocorrer meia hora mais cedo do que normalmente. A decisão é para evitar aglomeração, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. No próximo domingo, 17, primeiro dia de aplicação da avaliação, os portões serão abertos às 11h30 (horário de Brasília) e fechados às 13 h – meia-hora antes do início das provas. Mais de 5,783 milhões de candidatos se inscreveram para participar do Enem 2020, realizado em 2021 após adiamento em virtude da pandemia de Covid-19. Seguindo o calendário, as próximas aplicações serão em 24 de janeiro (versão impressa), e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Nota de pesar Morreu ontem (11) o general Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep desde agosto de 2019 e responsável pela elaboração do Enem. Segundo o Jornal Folha de São Paulo, o general foi vítima de complicações da Covid-19. “A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep”, disse o Instituto, em nota. #AdiaEnem Entidades estudantis estão pressionando o Inep para adiar novamente o Enem por conta da alta de casos de contaminação do coronavírus no país. Na sexta-feira, 08, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) acionaram o Ministério Público Federal (MPF). Além disso, 50 entidades científicas divulgaram uma nota conjunta no mesmo dia em que apontam a “necessidade urgente” de que a realização das provas do Enem sejam adiadas “para outro momento no qual os índices de transmissão e a capacidade de resposta dos serviços de saúde estejam dentro de níveis aceitáveis”. A Defensoria Pública da União (DPU) também acionou a Justiça na última sexta para que houvesse o adiamento das provas. Até esta terça-feira a solicitação não teve avanços. Já o Ministério da Educação mantém o cronograma, justificando estar tomando medidas de segurança contra a disseminação do vírus. Os principais procedimentos de segurança estão detalhados em dois editais publicados pelo Inep, o nº 54 e o nº 55. Fonte: Agência Educa Mais Brasil

FOCO NA EDUCAÇÃO
FOCO NA EDUCAÇÃO – Inep divulga resultados da primeira etapa do Revalida 2022
Inscrições dos aprovados para segunda etapa começam na amanhã

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou a consulta do resultado da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022. Quem for aprovado nesta etapa poderá se inscrever, a partir de amanhã (13), na segunda.
A primeira parte do exame foi aplicada no dia 6 de março em oito cidades. Também estão disponíveis no Sistema Revalida as respostas sobre os recursos referentes aos resultados preliminares da prova discursiva.
Os candidatos aprovados na prova teórica que reprovaram na parte prática das edições 2020 ou 2021 do Revalida também podem se inscrever diretamente na etapa de habilidades clínicas do Revalida 2022.1. A aplicação ocorrerá nos dias 25 e 26 de junho.
Sobre o Revalida
Aplicado desde 2011 pelo Inep, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
Para participar da segunda etapa, é necessário ter sido aprovado na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
* Com informações do Ministério da Educação
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
-
FOCO NA LITERATURA5 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – Bett Educar: a Feira
-
CULTURA E EVENTOS6 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS – Festas Juninas
-
SAÚDE E BEM ESTAR6 dias atrás
FOCO NA SAÚDE – Doenças raras: uma realidade para mais de 13 milhões de brasileiros
-
FOCO ESPECIAL1 dia atrás
FOCO ESPECIAL – A SEGUNDA EDIÇÃO “ELAS EMPREENDEM E VENCEM” MOVIMENTOU O RECANTO DAS EMAS!
-
CULTURA E EVENTOS5 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS – Descaminho – do ponto de vista do equilíbrio
-
FOCO NA EDUCAÇÃO5 dias atrás
FOCO NA EDUCAÇÃO – Inep divulga resultados da primeira etapa do Revalida 2022
-
FOCO NAS NOTÍCIAS4 dias atrás
Coreia do Norte: desfile militar foi evento propagador de Covid-19
-
FOCO NAS OPORTUNIDADES4 dias atrás
FOCO NAS OPORTUNIDADES –