BRASÍLIA

FOCO NA EDUCAÇÃO

Foco nas oportunidades! Inscrições para concessão de bolsas do Pró-Residência médica terminam dia 31

Publicados

FOCO NA EDUCAÇÃO

Postado por Silvana Scórsin São quase mil bolsas disponíveis. Resultado será publicado no Diário Oficial da União até o dia 16 de novembro/2020 Encerram no próximo sábado (31) as inscrições para quase mil bolsas do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência Médica). As instituições interessadas têm até às 23h59 para manifestar interesse. As inscrições são feitas exclusivamente através do Sistema de Informações Gerenciais das Residências em Saúde (SIGRESIDÊNCIAS), que foi reformulado e modernizado. O programa tem o objetivo de incentivar a formação de especialistas em campos de atuação estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente nas áreas e redes prioritárias de atenção à saúde, definidas em comum acordo com os gestores do SUS a partir das necessidades e realidades locais e regionais identificadas. As bolsas são válidas durante todo o período de vigência do programa na localidade designada, com duração entre 1 e 5 anos. O novo edital reforça critérios de prioridade territorial para orientar uma melhor distribuição das bolsas. O resultado será publicado no Diário Oficial da União até o dia 16 de novembro de 2020. Para participar, as instituições devem fazer a adesão ao edital, podendo requerer bolsas para mais de uma especialidade ou área de atuação. Podem concorrer as instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde, as instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), as instituições privadas sem fins lucrativos e os órgãos e as instituições públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal. Mesmo os gestores das instituições que já possuíam cadastro no sistema antigo devem realizar o cadastro no novo SIGRESIDÊNCIAS. A nova versão está sendo modernizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) para facilitar a adesão aos editais, garantir agilidade na atualização das informações dos programas e dos residentes, além de trazer novas funcionalidades de gerenciamento, monitoramento e avaliação dos programas. Fonte: Karina Borges – Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  FOCO NA EDUCAÇÃO - Google encerra inscrições para curso gratuito de tecnologia nessa sexta (22/10)
Propaganda

FOCO NA EDUCAÇÃO

FOCO NA EDUCAÇÃO – Inep divulga resultados da primeira etapa do Revalida 2022

Inscrições dos aprovados para segunda etapa começam na amanhã

Publicados

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou a consulta do resultado da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022. Quem for aprovado nesta etapa poderá se inscrever, a partir de amanhã (13), na segunda.

A primeira parte do exame foi aplicada no dia 6 de março em oito cidades. Também estão disponíveis no  Sistema Revalida as respostas sobre os recursos referentes aos resultados preliminares da prova discursiva.

Os candidatos aprovados na prova teórica que reprovaram na parte prática das edições 2020 ou 2021 do Revalida também podem se inscrever diretamente na etapa de habilidades clínicas do Revalida 2022.1. A aplicação ocorrerá nos dias 25 e 26 de junho.

Sobre o Revalida

Aplicado desde 2011 pelo Inep, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Leia Também:  FOCO NO TRABALHO - GDF lança o terceiro ciclo do RENOVADF

Para participar da segunda etapa, é necessário ter sido aprovado na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

* Com informações do Ministério da Educação

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA