BRASÍLIA

FOCO NA EDUCAÇÃO

Foco no trabalho ! Oportunidade de trabalho e um novo começo para refugiados e migrante venezuelanos

Publicados

FOCO NA EDUCAÇÃO

(Foto Divulgação/AVSIBrasil) Postado por Sheyla Ferraz

O grupo foi recebido na cidade de Guapirama para trabalharem no setor de construção. A inserção foi feita pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho

A chance de recomeço chegou para 26 migrantes e refugiados venezuelanos os quais saíra de seu país devido à crise política, econômica e social. Boa parte deles estavaem um centro de acolhimento na cidade de Boa Vista, em Roraima.

A empresa Cerâmica Triunfo abriu processo seletivo com a finalidade de gerar empregabilidade, o nome do processo é: Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil),a qual foi solicitada para conhecer a empresa. Na cidade, a Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil), administra cinco abrigos para migrantes e refugiados com a implementação do projeto Acolhidos por meio do trabalho, que insere estes abrigados em outras localidades do país, a partir de vagas junto à iniciativa privada.

No início do mês de março deste ano, as seleções e entrevistas foram realizadas, sob o acompanhamento da AVSI Brasil e SJMR Brasil. O total dos novos contratados e suas respectivas famílias chegaram a 26 pessoas. A Organização Internacional para Migrações (OIM) forneceu as passagens aéreas de Roraima para Curitiba, bem como,o transfer partindo da capital até a cidade de destino. A iniciativa da Organização foi em apoio às ações da Operação Acolhida.

A AVSI Brasil acompanhou a chegada dos venezuelanos na cidade de Guapirama, obedecendo a todos os protocolos de segurança. Por três meses as famílias migrantes poderão residir nas casas oferecidas pela empresa Cerâmica Triunfo. As residências contêm parte da mobília, como: geladeiras, camas, fogões, mesas e cadeiras, adquiridas pela AVSI Brasil e doações da própria comunidade.

Leia Também:  Foco estudos! Estudantes são selecionados pelo Instituto Global Attitude para projeto de monitores

Além de todo subsídio material necessário, durantes os três primeiros meses eles receberão o acompanhamento de uma assistente social que dará apoio a integração local do grupo, uma vez que, estarão em contato diário com uma nova realidade cultural de vida. O suporte é oferecido através do projeto, Acolhidos por meio do trabalho.

A gerente do projeto na AVSI Brasil, Thais Braga, explica que o auxílio desta profissional é fundamental para que eles se sintam inseridos na nova cidade. “A assistente social fará visitas de rotina e prestará suporte com informações da região e irá apresentar os serviços básicos, entre outros pontos. Isso é muito importante, já que essas famílias acabaram de chegar a um local que não conhecem”, pondera Thais.

Thais fala também que o acompanhamento será realizado no processo de transição do grupo, até que eles atinjam aindependência financeira. “A partir do quarto mês, cada colaborador ficará responsável pelo seu aluguel, já prevendo seus proventos. Então durante todo esse período, a assistente social prestará informações de educação financeira e irá acompanhar a autonomia do grupo, reitera.

Leia Também:  FOCO NA EDUCAÇÃO - UEMA disponibiliza cursos gratuitos na área da educação 

Todos os novos colaboradores fizeram o teste para a covid-19 assim que chegaram à cidade, com documentações e vacinação em dias, como exigido pela prefeitura. Eles cumpriram o período de quarentena para então iniciarem os serviços. A 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, como representante da Secretaria de Estado da Saúde naquela região, acompanhado da Secretaria Municipal de Saúde, deram todas as instruções necessárias salientando a importância da quarentena, uso das máscaras, higienização das mãos e do distanciamento social. A empresa contratante também estava presente no encontro.

Os dez novos funcionários irão atuar como oleiros, ou seja, com o manuseio de tijolos para enforna, podendo exercer outras funções de acordo com a desenvoltura de cada um. Entre os contratados, há um homem surdo; um pai cujo filho tem paralisia cerebral e outro homem com uma esposa cadeirante. Um dos filhos deste casal também foi selecionado para trabalhar na empresa.

Em um ano, o projeto Acolhidos por meio do trabalhorealizou a interiorização de 490 venezuelanos, sendo que 261 deles, foram contratados no mercado formal e os outros 229 foram acompanhantes familiares, totalizando 15 processos de interiorização, sendo 5 em Santa Catarina, 2 no Mato Grosso, 2 em Minas Gerais, 2 no Distrito Federal e 1 nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Fonte: http://www.avsibrasil.org.br/projeto-que-incentiva-contratacao-de-refugiados-e-migrantes-ultrapassa-o-numero-de-500-pessoas-acolhidas-no-brasil/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

FOCO NA EDUCAÇÃO

FOCO NA EDUCAÇÃO – Enem 2022: opção da versão impressa ou digital da prova deve ser feita na inscrição

No ato da inscrição, o estudante precisa sinalizar a opção desejada

Publicados

em

Com a aproximação do fim do prazo das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que podem ser feitas até 27 de maio, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre a diferença das versões impressa e digital do exame. Tal preferência deve ser sinalizada no momento da inscrição e após o preenchimento do formulário não é permitido trocar de opção.  Pela primeira vez, os participantes não isentos poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$85 – o mesmo do ano passado – por meio de cartão de crédito e Pix, até o dia 27 de maio.

As duas versões da prova, a impressa e digital, serão aplicadas nos mesmos dias, em 13 e 20 de novembro. Elas contam com questões iguais, mesmo tema de redação e tempo de realização. A versão impressa pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados ‘treineiros’, ou seja, aqueles que não vão concluir o Ensino Médio este ano ou que ainda não estão cursando essa etapa.

Já a participação na versão digital é exclusiva para quem já concluiu o Ensino Médio ou que está concluindo essa etapa neste ano. O atendimento especializado é o mesmo nas duas versões do Enem 2022. As provas do Enem digital 2022 serão aplicadas em locais definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob as mesmas condições de segurança e sigilo.

Leia Também:  FOCO NA EDUCAÇÃO - Acha que foi mal no vestibular? Confira dicas do que fazer pós-provas

A redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão tradicional do exame. A previsão é que, até 2026, o Enem será aplicado integralmente digital. Ou seja, a versão impressa será extinta.

A estudante Laiane Fonseca, 18 anos, já se inscreveu e optou pela versão impressa da prova. Para ela, não há diferença nas duas opções e a forma tradicional passa mais segurança. “Eu me inscrevi logo nos primeiros dias. Eu fiz o exame no ano passado e neste ano vou fazer novamente para testar meus conhecimentos. Pensei em fazer a versão digital, mas optei pela impressa mesmo. Estou na expectativa para os dias das provas”, afirma.

Para a próxima edição, o Inep aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal e capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

Neste ano, foram liberadas 101.100 vagas para o Enem Digital, que são preenchidas por ordem de inscrição. Uma vez esgotado o limite por cidade, acaba a chance de participar dessa versão. Com questões inéditas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no primeiro dia de inscrição, a edição de 2022 atingiu a marca de 1 milhão de inscritos.

Leia Também:  FOCO NA EDUCAÇÃO -Bom exemplo: criança grava vídeos para ensinar Libras ao avô

Cronograma do Enem 2022

  • Inscrições para o Enem 2022: 10 a 21 de maio de 2022
  • Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio de 2022
  • Solicitação de atendimento específico e especializado: 10 a 21 de maio de 2022
  • Solicitação de uso do nome social: 23 a 28 de junho de 2022
  • Divulgação dos locais da prova: prazo ainda não informado
  • Aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA