BRASÍLIA

FOCO NA EDUCAÇÃO

FOCO NOS ESTUDOS! Resultado do Fies 2021.1 é divulgado nesta terça-feira (2)

Publicados

FOCO NA EDUCAÇÃO

Postado por Silvana Scórsin Pré-selecionados devem complementar a inscrição entre 3 e 5 de fevereiro Resultados da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021.1 podem ser consultados a partir dessa terça (2), no site do programa. Quem for pré-selecionado deve dar o primeiro passo para contratação do financiamento, complementando a inscrição entre os dias 3 e 5 de fevereiro. As inscrições para o Fies, relativas ao primeiro semestre deste ano, estiveram abertas no período de 26 a 29 de janeiro e como nessa edição não foram usadas as notas do Enem de 2020, os candidatos utilizaram o desempenho do exame de 2010 a 2019. O candidato que não for selecionado na chamada única regular do Fies entrará, automaticamente, na lista de espera e poderá ser convocado de 3 a 18 de março. Nesta edição, puderam se candidatar quem alcançou uma nota igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas do Enem, não zerou a redação e integra grupo familiar com renda per capita máxima de três salários-mínimos. Cronograma do Fies 2021.1: • Inscrição: de 26 a 29 de janeiro de 2021
• Resultado: 2 de fevereiro de 2021
• Complementação da inscrição – pré-selecionados em chamada única: de 3 a 5 de fevereiro de 2021
• Convocação por meio de lista de espera: de 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021 Como funciona o Fies? O Fies é um dos programas do governo federal voltados para brasileiros que desejam ingressar no ensino superior, mas não têm condições de arcar com os valores integrais das mensalidades do curso de interesse. Com o Fies, o governo financia toda graduação, podendo chegar a 100%, e ao concluir os estudos o estudante beneficiado precisa devolver todo o valor investido pelo governo, em parcelas conforme fixadas em contrato. Bolsa de estudo para faculdade sem financiamento Quem não foi selecionado no Fies ainda pode começar o ano com uma vaga na faculdade. Com o Educa Mais Brasil é possível conseguir uma bolsa de estudo para faculdade sem financiamento. Os descontos podem chegar a até 70% e, ao terminar a faculdade, estando adimplente com o programa e com a instituição de ensino superior, não será preciso se preocupar com dívida estudantil. Confira, abaixo, como se inscrever:

Leia Também:  FOCO NA EDUCAÇÃO-Cartilha de orientação para o Enem 2021 é divulgada pelo Inep

• Acesse o site www.educamaisbrasil.com.br
• Escolha a modalidade “Faculdades”
• Filtre a cidade e a instituição onde deseja estudar
• Confira as instituições parceiras do programa na região
• Clique em “Escolha esta Bolsa”
• Faça a inscrição gratuita
• Pague o valor referente à pré-matrícula
• Finalize a matrícula na instituição de ensino Fonte: Agência Educa Mais Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

FOCO NA EDUCAÇÃO

FOCO NA EDUCAÇÃO – Enem 2022: opção da versão impressa ou digital da prova deve ser feita na inscrição

No ato da inscrição, o estudante precisa sinalizar a opção desejada

Publicados

em

Com a aproximação do fim do prazo das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que podem ser feitas até 27 de maio, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre a diferença das versões impressa e digital do exame. Tal preferência deve ser sinalizada no momento da inscrição e após o preenchimento do formulário não é permitido trocar de opção.  Pela primeira vez, os participantes não isentos poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$85 – o mesmo do ano passado – por meio de cartão de crédito e Pix, até o dia 27 de maio.

As duas versões da prova, a impressa e digital, serão aplicadas nos mesmos dias, em 13 e 20 de novembro. Elas contam com questões iguais, mesmo tema de redação e tempo de realização. A versão impressa pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados ‘treineiros’, ou seja, aqueles que não vão concluir o Ensino Médio este ano ou que ainda não estão cursando essa etapa.

Já a participação na versão digital é exclusiva para quem já concluiu o Ensino Médio ou que está concluindo essa etapa neste ano. O atendimento especializado é o mesmo nas duas versões do Enem 2022. As provas do Enem digital 2022 serão aplicadas em locais definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob as mesmas condições de segurança e sigilo.

Leia Também:  FOCO NO TRABALHO - GDF lança o terceiro ciclo do RENOVADF

A redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão tradicional do exame. A previsão é que, até 2026, o Enem será aplicado integralmente digital. Ou seja, a versão impressa será extinta.

A estudante Laiane Fonseca, 18 anos, já se inscreveu e optou pela versão impressa da prova. Para ela, não há diferença nas duas opções e a forma tradicional passa mais segurança. “Eu me inscrevi logo nos primeiros dias. Eu fiz o exame no ano passado e neste ano vou fazer novamente para testar meus conhecimentos. Pensei em fazer a versão digital, mas optei pela impressa mesmo. Estou na expectativa para os dias das provas”, afirma.

Para a próxima edição, o Inep aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal e capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

Neste ano, foram liberadas 101.100 vagas para o Enem Digital, que são preenchidas por ordem de inscrição. Uma vez esgotado o limite por cidade, acaba a chance de participar dessa versão. Com questões inéditas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no primeiro dia de inscrição, a edição de 2022 atingiu a marca de 1 milhão de inscritos.

Leia Também:  FOCO NA EDUCAÇÃO! Nordeste é a região que mais lê, aponta pesquisa

Cronograma do Enem 2022

  • Inscrições para o Enem 2022: 10 a 21 de maio de 2022
  • Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio de 2022
  • Solicitação de atendimento específico e especializado: 10 a 21 de maio de 2022
  • Solicitação de uso do nome social: 23 a 28 de junho de 2022
  • Divulgação dos locais da prova: prazo ainda não informado
  • Aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA