Literatura
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – Meu Aniversário: @gustavodourado
FOCO NA LITERATURA

Hoje, 18 de maio de 2022, comemoro mais um ano de vida.
Agradeço à divindade e à mãe natureza pela oportunidade de estar vivo, com saúde e vitalidade junto aos meus familiares e amigos.
Nasci no povoado de Recife dos Cardosos(Ibititá, Bahia), na época pertencia a Irecê, Chapada Diamantina. Logo depois foi criado o município de Ibititá, no sertão da Bahia.
Minha genealogia sertânica tem forte ascendência portuguesa sefardita, com boa mistura indígena, árabe, africana, entre outros genes ancestrais.
Sou filho do casal baiano Ulisses Marques Dourado(de Oliveira Cardoso, Seixas, Pereira, Castro, Nunes, Lemos, Xavier, Silva Dourado, Garcia Leal, Borges de Carvalho) e de Edelzuíta de Castro Dourado(Cardoso, Marques, Rodrigues, Oliveira, Machado, Miranda, Silva, Ribeiro, Nunes, Pereira, Cruz, Bastos, Abreu Neiva, Lemos).
Vivi no sertão da Bahia até o fim de 1975. Em 20 de dezembro de 1975, cheguei em Brasília, Planalto Central, onde constituí família e desenvolvi longa carreira profissional, acadêmica e cultural.
Agradeço a Deus por mais um ano de vida, na senda da cultura, da arte e da literatura. Sou grato aos familiares, parentes, amigos e amigas. A todos e a todas, saúde e paz, gratidão.
Sigamos em frente com fé, esperança e boa vontade para construirmos um mundo mais justo, fraterno e solidário, onde prevaleça a paz, o amor e a liberdade.
Gratidão.
Abraços.
Gustavo Dourado

FOCO NA LITERATURA
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – Alberto Mariani na Feira do Livro de Brasília.

O escritor Alberto Mariani, da Academia Barreirense de Letras, de Barreiras, Bahia, expôs e autografou o seu livro “O Tesouro de Lençóis” no estande da Academia Taguatinguense de Letras, durante a tradicional Feira Internacional do Livro de Brasília 2022, na Esplanada dos Ministérios.
Alberto Mariani é natural de Cotegipe, Bahia, berço da Família Mariani. No romance ele narra as façanhas da personagem Nazinha Silvestre, em Lençóis, Capital do Diamante, na mágica Chapada Diamantina, habitat do lendário caudilho, o famoso coronel Horácio de Matos, citado por Guimarães Rosa, no romance, Grande Sertão: Veredas.
Mariani escreveu o seu primeiro livro aos quinze anos e nunca mais parou. São mais de 15 obras inéditas prontas para publicação, aguardando um mecenas.
Romances: A Cicatriz do Silêncio, A Estrela Perdida, A Meretriz do Planalto, A Rosa da Roça, Gramiá Virgem, A Eterna Paixão, Olhos Azuis, A Montanha Vermelha, O Prefeito Corrupto.
Escreveu ainda um livro de poesias: Retratos de Cotegipe, de uma peça de teatro: A Zabelê e de um livro de sonetos homônimo do romance citado: O prefeito Corrupto (Réu Confesso).
Avoé , Alberto Mariani, salve a gloriosa boa terra da Bahia.
Na foto de Romênia Mariani, o romancista Alberto Mariani autografa para o escritor Gustavo Dourado, presidente da Academia Taguatinguense de Letras.
-
FOCO NA LITERATURA6 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – DO PLANALTO CENTRAL PARA O MUNDO
-
FOCO NO PODER - ELEIÇÕES 2022.4 dias atrás
FOCO NO PODER – ELEIÇÕES 2022 – PROS LANÇA PRÉ CANDIDATURA DE EDMILSON BOA MORTE AO SENADO PELO DF.
-
FOCO NO PODER - ELEIÇÕES 2022.6 dias atrás
FOCO NO PODER – ELEIÇÕES 2022 – CONHEÇA O CDDF E ENTORNO E SEU PRESIDENTE EUGÊNIO PIEDADE, INSTITUIÇÃO QUE COM MENOS DE 4 ANOS DE EXISTÊNCIA JÁ PODERÁ TER SEU DEPUTADO DISTRITAL
-
FOCO NA LITERATURA5 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – CORDEL DO SÃO JOÃO
-
CULTURA E EVENTOS6 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS – Show Leonel Laterza e Agilson Alcântara
-
FOCO NA LITERATURA2 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – Lançamento do livro ” Quinhentos anos de periferia“ do Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães
-
FOCO NA EDUCAÇÃO6 dias atrás
FOCO NA EDUCAÇÃO – Erros de Português eliminam mais da metade dos candidatos em seleções de emprego
-
CIDADES6 dias atrás
FOCO NAS CIDADES – Crixá VII: Codhab convoca candidatos do cadastro reserva para vistoria dos apartamentos