BRASÍLIA

FOCO NAS NOTÍCIAS

China reduz tempo de quarentena de turistas estrangeiros para 10 dias

Publicados

FOCO NAS NOTÍCIAS

Tempo de quarentena para turistas estrangeiro será de 10 dias
Zubaidah Abdul Jalil e Annabelle Liang – BBC News

Tempo de quarentena para turistas estrangeiro será de 10 dias

A China reduziu para a metade o tempo de quarentena de turistas estrangeiros, anunciou, nesta terça, a Comissão Nacional de Saúde. Agora, quem visitar o país ficará sete dias isolado em um hotel e três dias em observação em um domicílio. Antes, eram 21 dias de isolamento.

Pequim fechou as fronteiras internacionais no início da pandemia, há mais de dois anos, e limitou o número de voos que chegam ao país, em uma tentativa de reduzir os casos importados.

Os turistas estrangeiros tinham que se submeter a uma penosa quarentena de 21 dias em um hotel ou centro especializado. Segundo a nova política de controle e prevenção da Covid, o isolamento passa a ser “centralizado”, reduzido para sete dias.

Ainda assim, os poucos voos internacionais continuam frequentemente sujeitos a cancelamentos, já que Pequim aplica um sistema pelo qual as rotas são suspensas temporariamente com base no número de passageiros com teste positivos.

Leia Também:  FOCO SOCIAL - NIVER DE RENATA AGUIAR, UM EXEMPLO DE CIDADÃ DA CAPITAL

Segundo as últimas diretrizes, o novo período de quarentena também se aplica às pessoas identificadas como contato próximo de infectados.

A China é a última grande economia a manter uma estratégia de “Covid zero” para eliminar a propagação do coronavírus, por meio de testes em massa e quarentenas seletivas.

No início de junho, o país aliviou um pouco as restrições de visto para estrangeiros residentes, bem como para seus familiares que desejam visitá-los. Na sexta-feira, a aviação civil disse estar em negociações com vários países para aumentar gradualmente o número de voos para a China.

Nas últimas semanas, estudantes internacionais de vários países, incluindo Índia e Paquistão, foram autorizados a retornar à China pela primeira vez desde a pandemia. No entanto, a maioria dos analistas estima que a recuperação do turismo ainda está distante.


No final do ano, será realizado o 20º Congresso do Partido Comunista da China (PCC), durante o qual o presidente Xi Jinping deverá obter um terceiro mandato.

Dada a proximidade deste evento, considerado sensível politicamente, as autoridades querem evitar qualquer surto epidêmico.

A China também restringiu severamente as viagens ao exterior para seus cidadãos. Desde o final de 2021, os chineses não podem mais fazer viagens “não urgentes e desnecessárias”, e a maioria das renovações de passaportes foi suspensa.

Embora nos últimos meses tenha havido vozes a favor de um relaxamento das restrições sanitárias, o presidente Xi pediu em maio para que fosse mantida a política de Covid zero.

* Com informações de agências internacionais

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

FOCO NAS NOTÍCIAS

Consulado dos EUA atende familiares de turista morto no Rio

Publicados

em

Por

O Consulado-geral dos Estados Unidos (EUA) no Rio de Janeiro ofereceu condolências à família e confirmou a morte do turista americano Joseph T. Thomas, na madrugada de hoje (12) no Hospital Samaritano Botafogo, na zona sul do Rio e informou que está prestando o atendimento consular aos parentes dele naquele país. O americano veio passar férias no Brasil e desde o dia 6 de julho estava hospedado na casa da diarista Célia Lopes da Silva, 48 anos.

“Oferecemos nossas mais sinceras condolências à família pela perda e estamos fornecendo toda assistência consular apropriada. Em respeito à privacidade da família neste momento difícil, não temos comentários adicionais”, informou em nota.

Os amigos brasileiros dizem que era um rapaz tranquilo e gostava muito do Brasil, amor demonstrado na camisa onde escreveu que o Brasil é o melhor país do mundo. “Parece até por ironia”, disse Célia em entrevista à Agência Brasil.

Célia contou que o jovem foi apresentado à família pelo ex-namorado da sua filha Bianca Silva de Souza, de 26 anos, Mikael Valentim de Oliveira, 23 anos, a quem considera como um filho também. Depois da morte da avó, Mikael passou a morar na casa da família. “O Trey veio para conhecer a gente. Tem mais de quatro anos que tinha amizade com Mikael”, disse, acrescentando que essa foi a primeira vez que Trey se hospedou com a família.

Leia Também:  Crianças que fazem esportes individuais têm mais risco de ansiedade

“Torcedor do Flamengo, escreveu Treyzinho na parte de trás da camisa do clube do coração, em alusão a Trey que representa o T. do seu nome e que trouxe na mala na vinda para o Rio de Janeiro. “Ele era flamenguista e a gente estava fazendo planos de assistir ao jogo do Flamengo no Maracanã”, disse Célia.

Célia contou que o jovem foi apresentado à família pelo ex-namorado da sua filha Bianca Silva de Souza, de 26 anos, Mikael Valentim de Oliveira, 23 anos, a quem considera como um filho também. Depois da morte da avó, Mikael passou a morar na casa da família. “O Trey veio para conhecer a gente. Tem mais de quatro anos que tinha amizade com Mikael”, disse, acrescentando que essa foi a primeira vez que Trey se hospedou com a família.

Em 2017, o jovem tinha vindo para o Brasil para fazer intercâmbio por um período de sete meses. Nos Estados Unidos o americano dava aula de português, idioma que reforçava com Mikael, enquanto ensinava inglês para o amigo.“Todos os dias eles se falavam pela internet”, acrescentou.

Célia disse que ontem à noite a morte cerebral do Joseph já tinha sido confirmada e eles foram se despedir dele no hospital. “A gente foi ver ele lá no hospital e se despediu porque quando cheguei lá ontem à noite o cérebro dele já tinha parado e a Bianca já tinha falado com a mãe dele.

Leia Também:  Covid-19: em alta, média móvel de mortes chega a 123 neste sábado

Segundo Célia, integrantes do consulado americano no Rio estiveram no hospital e Mikael devolveu documentos do amigo que estavam com ele, inclusive cartão de crédito. “A mãe dele falou que algumas coisas que estão lá em casa vão ficar com o Mikael, são roupas, o telefone”, comentou.

“Eu estou indo para o trabalho porque é muita tristeza ficar lá em casa. Mikael foi trabalhar e Bianca também. Não tinha mais nada a fazer e a gente tem que voltar ao nosso ritmo, embora a tristeza tomando conta, mas a gente tem que continuar porque tem compromisso e não podemos deixar as pessoas na mão”, completou.

A diarista contou que a família recebeu uma ligação hoje de manhã informando que o jovem tinha falecido e o corpo seria levado para o Instituto Médico Legal (IML) do Rio. “O Consulado esteve lá e ia agilizar tudo com o Hospital Samaritano. Eles permitiram o Mikael, a Bianca e eu irmos lá, porque a família estava em Los Angeles e era a única família que ele tinha aqui. A gente era amigo”, finalizou. 

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA