FOCO NAS NOTÍCIAS
Covid: Xangai anuncia novas restrições um dia após flexibilização
FOCO NAS NOTÍCIAS


Com o novo surto de Covid-19 em Xangai , milhares de moradores foram forçados a voltar para o confinamento nesta quinta-feira. A decisão foi tomada um dia depois da cidade flexibilizar as restrições contra a doença, que já contaminou 339.529 pessoas nos últimos 14 dias.
No final de março, após se tornar o epicentro do pior surto de covid-19 desde o início da pandemia, as autoridades confinaram, por zonas, a cidade, que tem 25 milhões de habitantes.
Nas últimas semanas, o governo flexibilizou as restrições e, na quarta-feira, os moradores de áreas de baixo risco puderam voltar a sair. Enquanto muitos celebravam essa nova liberdade com festas e compras, outros tiveram de permanecer em casa, hoje, devido a novas infecções.
Liu, uma mulher de 29 anos do distrito de Minhang, contou à AFP que o conjunto habitacional onde mora foi mais uma vez posto em confinamento, após a informação de um caso suspeito de covid-19 em um dos prédios. Em um grupo de “chat”, os moradores lamentavam o confinamento “sem fim”, disse ela.
Debaixo da ponte No distrito central de Jing’an, as autoridades trancaram com correntes o portão de outro conjunto habitacional. Os moradores brigaram com os agentes, segundo um jornalista da AFP presente no local.
A prefeitura informou que mais de 500 mil pessoas ainda estão sujeitas a restrições. Com qualquer nova infecção, ou caso suspeito, as autoridades voltam a isolar as pessoas.
A China é a única grande economia mundial que persiste em sua estratégia de “covid zero”. Nessa estratégia, os casos positivos são isolados. E, às vezes, todos os moradores de um prédio, ou conjunto habitacional têm de cumprir a quarentena. Nesse contexto, algumas pessoas estão dispostas a tudo para burlar as regras.
Depois de saber que um de seus funcionários era um caso suspeito, um empresário escondeu-o sob uma ponte rodoviária para não ser encontrado pelos funcionários dos serviços de saúde, relatou a polícia nesta quinta-feira.
O chefe, que acabou sendo detido, disse estar “preocupado que os negócios da empresa fossem afetados” pela ausência do funcionário, segundo o comunicado.
Todas essas situações contrastam com a cobertura da imprensa estatal, que transmite quase que apenas vídeos de festas, prédios iluminados e o retorno do trânsito no centro da cidade.
Nada poderia estar mais distante da realidade para Eva, de 26 anos, que terá de cumprir um novo confinamento de dois meses. Hoje pela manhã, ela recebeu uma notificação oficial sobre casos suspeitos no condomínio onde mora. “Para começar, esta abertura não me parecia real. Depois de tudo o que passamos nos últimos dois meses, tinha minhas suspeitas”, desabafou.
*Com informações de agências internacionais
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

FOCO NAS NOTÍCIAS
Número de estupros de LGBTQIA+ cresceu 88% em 2021

Os crimes de estupro contra a população LGBTQIA+ cresceram 88,4% entre os anos de 2020 e 2021, revelou hoje (28) o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, documento elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Em números absolutos, o registro dos estupros passou de 95 notificações em 2020 para 179 no ano passado. O número real de casos, no entanto, deve ser ainda maior porque foram computadas apenas as informações fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública estaduais e pelas polícias.
O balanço, por exemplo, não computa dados de estados como São Paulo, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que não forneceram ou não dispõe de informações detalhadas sobre o tema. Além disso, há que se considerar também a subnotificação dos casos já que muitas pessoas não registram a violência das quais foram vítimas.
Na contramão dos dados nacionais que revelaram queda no número de mortes intencionais, os assassinatos de pessoas LGBTQIA+ registraram crescimento de 7,2% no ano passado. Em 2020, o balanço computou 167 homicídios dolosos [intencionais] contra essa população. Em 2021, foram computadas 179 mortes. O número deve ser ainda maior já que diversos estados deixaram de divulgar essas informações.
Outro crime que também apresentou alta estatística foi a lesão corporal dolosa contra as pessoas LGBTQIA+, que passou de 1.271 notificações para 1.719, um crescimento de 35,2%.
Edição: Lílian Beraldo
Fonte: EBC Geral
-
FOCO NA LITERATURA6 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – DO PLANALTO CENTRAL PARA O MUNDO
-
FOCO NO PODER - ELEIÇÕES 2022.4 dias atrás
FOCO NO PODER – ELEIÇÕES 2022 – PROS LANÇA PRÉ CANDIDATURA DE EDMILSON BOA MORTE AO SENADO PELO DF.
-
FOCO NO PODER - ELEIÇÕES 2022.6 dias atrás
FOCO NO PODER – ELEIÇÕES 2022 – CONHEÇA O CDDF E ENTORNO E SEU PRESIDENTE EUGÊNIO PIEDADE, INSTITUIÇÃO QUE COM MENOS DE 4 ANOS DE EXISTÊNCIA JÁ PODERÁ TER SEU DEPUTADO DISTRITAL
-
FOCO NA LITERATURA5 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – CORDEL DO SÃO JOÃO
-
CULTURA E EVENTOS6 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS – Show Leonel Laterza e Agilson Alcântara
-
FOCO NA LITERATURA2 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – Lançamento do livro ” Quinhentos anos de periferia“ do Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães
-
FOCO NA EDUCAÇÃO6 dias atrás
FOCO NA EDUCAÇÃO – Erros de Português eliminam mais da metade dos candidatos em seleções de emprego
-
CIDADES6 dias atrás
FOCO NAS CIDADES – Crixá VII: Codhab convoca candidatos do cadastro reserva para vistoria dos apartamentos