BRASÍLIA

FOCO NAS NOTÍCIAS

Hoje é Dia: semana tem Dia Mundial do Meio Ambiente e dos Oceanos

Publicados

FOCO NAS NOTÍCIAS

Para começar a semana, este domingo (5) celebra uma data internacional instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972: é o Dia Mundial do Meio Ambiente, que busca conscientizar a população sobre a necessidade da preservação ambiental, como destaca a Radioagência Nacional, que, em 2017, explicou mais sobre a origem da data, e trouxe reflexões sobre a atual relação do homem com o meio ambiente: 

A ONU ainda instituiu esta como a década para restauração dos ecossistemas. No Dia Mundial do Meio Ambiente do ano passado, O Repórter Brasil, da TV Brasil, apresentou projetos voltados para preservação e recuperação de três importantes biomas nacionais: o Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Confira:

E, na prática, o que podemos fazer para colaborar com a preservação do meio ambiente? Em 2020, o programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional, repercutiu pesquisa que aponta que 60% da população brasileira tem procurado mudar o estilo de vida para reduzir o impacto no meio ambiente. Saiba mais na entrevista completa:

E, por falar em meio ambiente, um elemento fundamental para a vida no planeta Terra – que cobre 70% da superfície terrestre – também é celebrado nesta semana. O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado em 8 de junho e, para entender melhor a influência dos oceanos na regulação do clima do planeta, confira o episódio do Ciência É Tudo, da TV Brasil, sobre a oceanografia – a ciência que estuda os oceanos. O programa também vai atrás das origens e da evolução da vida marinha, e apresenta a biodiversidade dos mares e oceanos. Assista:

E, após décadas de discussão, recentemente o oceano Antártico foi oficialmente reconhecido como o quinto oceano do planeta Terra, juntando-se aos oceanos Atlântico, Pacífico, Ártico e Índico. O Repórter Brasil, da TV Brasil, contou como foi a decisão (para saber mais sobre o continente gelado, assista Diário de Bordo – Antártica na TV Brasil Play)

 

Cuidados neonatais 

Na segunda-feira (6), é dia de lembrar a importância de fazer o teste do pezinho para detectar e prevenir doenças logo na primeira semana de vida do bebê (confira em matéria da Agência Brasil algumas das enfermidades que podem ser detectadas pelo exame).

Implantado há mais de 45 anos no Brasil, o teste do pezinho é um exame gratuito e de caráter obrigatório. Uma lei sancionada no ano passado ampliou o alcance do exame, que passou a detectar até 50 doenças – antes, eram seis. Confira na reportagem do Repórter Brasil:

Uma das doenças que podem ser identificadas pelo exame é a talassemia, um tipo de anemia hereditária crônica, causada por uma falha genética, que se caracteriza pela redução ou ausência de hemoglobina. A Radioagência Nacional traz mais informações sobre essa síndrome, que atinge cerca de mil pessoas no país. 

Centenário de uma estrela

Uma bicicleta que sobrevoa os céus e um ciclone que arrasta uma pequena casa e leva uma jovem para um mundo de cores nunca antes vistas por ela. Essas são algumas imagens inesquecíveis do cinema mundial, que tem comemoração nesta semana. 

No dia 10, comemora-se o centenário da atriz Judy Garland, a Dorothy do clássico O Mágico de Oz (1939). Artista da Era de Ouro dos musicais de Hollywood, ela brilhou nos palcos e nas telas, e chegou a ganhar um Oscar pelo papel de Dorothy. A voz de Judy, um de seus maiores legados dela, ainda é ouvida por milhares de fãs na versão de Over the Rainbow presente no filme. O História Hoje homenageou a vida e carreira da atriz:

Leia Também:  Covid-19: com aumento de casos, SP quer ampliar 3ª dose a adolescentes

A trajetória de Judy Garland mostra os bastidores sombrios dos grandes astros hollywoodianos. Nos palcos desde a infância, Judy foi induzida pela mãe a tomar remédios para dormir e seguir dietas rígidas. A artista também teve que ficar horas sem comer e tomar doses excessivas de café para aguentar as filmagens de O Mágico de Oz, quando tinha apenas 17 anos.

A atriz e cantora foi encontrada morta em seu apartamento no dia 22 de junho de 1969, com apenas 47 anos, por overdose de medicamentos. Segundo o obituário, a morte foi acidental, mas os remédios já faziam parte da vida da estrela desde a juventude. 

Um outro clássico do cinema também faz aniversário nesta semana: ET, o Extraterrestre (1982), é um dos grandes sucessos do diretor Steven Spielberg e completa 40 anos de lançamento em 11 de junho.

Comemorações religiosas

A semana ainda traz uma data religiosa: o Dia do Divino Espírito Santo, comemorado em 5 de junho em todo o país. Celebrada no Dia de Pentecostes, a festa acontece 50 dias após o domingo da Páscoa, como explica o quadro Rádio Memória, do programa Rádio Sociedade, da Rádio MEC:

A Festa do Divino Espírito Santo é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Em 2018, o Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, esteve em Pirenópolis para acompanhar a Festa do Divino e as Cavalhadas – uma das maiores e mais tradicionais celebrações populares do Brasil. Confira: 

No dia 8, a religião islâmica lembra 1.390 anos da morte de Maomé, fundador do islamismo. Maomé proclamou a fé um único Deus – Alá – e é considerado pelo islamismo como o último profeta do Deus de Abraão. O História Hoje conta a história do profeta.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

5 a 11 de junho de 2022
5

Nascimento do compositor e cantor fluminense Jorge Fernandes (115 anos) – trabalhou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Nascimento da pianista paulista Lydia Alimonda (105 anos) – teve especial atuação como difusora da música brasileira na Europa, e criou, com sua irmã, a violinista Altéia, o duo Alimonda, com o qual se apresentou por todo o Brasil

Dia do Divino Espirito Santo (data móvel) – a festa é celebrada no Dia de Pentecostes, que acontece 50 dias após o domingo da Páscoa

Dia Mundial do Meio Ambiente – comemoração internacional, que foi instituída pela 27ª sessão da Assembleia Geral da ONU, na Resolução nº 2.994, de 15 de dezembro de 1972

Na Universidade de Harvard, George Marshall apresenta o Plano Marshall, de ajuda aos países europeus afetados pela Segunda Guerra Mundial (75 anos)

Início da Guerra dos Seis Dias entre Israel e os estados árabes do Egito, Síria e Jordânia (55 anos)

6

Nascimento da atriz paulista Liana Duval (95 anos) – atuou em montagens de peças como O rei da vela, Gota d’água e Galileu, Galilei; e também fez parte do elenco de novelas da TV Tupi e TV Globo

Leia Também:  Museu do Ipiranga faz contagem regressiva para reabertura

Nascimento do radialista, ator de cinema e apresentador de televisão cearense César de Alencar (105 anos)

Nascimento do cineasta fluminense Fábio Barreto (65 anos)

Dia Nacional do Teste do Pezinho

7

Nascimento do militar e ex-presidente da Líbia de Muammar al-Gaddafi (80 anos)

Nascimento do ator paulista Ary França (65 anos)

Nascimento do maestro húngaro George Szell (125 anos) – maestro e compositor de origem húngara, é lembrado pelas numerosas gravações que fez de diversas obras com a Orquestra de Cleveland

Nascimento do ator norte-americano Dean Martin (105 anos) – um dos mais influentes artistas do século 20, tanto na música, televisão, bem como no cinema

Morte do pianista, compositor e ator fluminense Bené Nunes (25 anos)

Nascimento do bandolinista e compositor paulista Izaias Bueno de Almeida, o Izaias do Bandolim (85 anos)

Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

8

Nascimento do jogador de futsal paulista Falcão (45 anos)

Nascimento do arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright (155 anos)

Morte do jornalista e escritor paulista Ivan Lessa (10 anos)

Morte do líder religioso árabe Maomé (1.390 anos) – fundador do islamismo

Dia Mundial dos Oceanos – comemoração estabelecida em 1992, durante a Eco-92, com o fim de enfatizar a importância de todos os produtos fornecidos pelo Oceano Atlântico, Oceano Pacífico, Oceano Antártico, Oceano Índico e Oceano Ártico

9

Nascimento do Pedro I, czar russo conhecido como Pedro, O Grande (350 anos)

Nascimento do historiador britânico Eric Hobsbawm (105 anos)

Partida da Comissão Cruls (130 anos) – nomeada pelo presidente Floriano Peixoto, a Comissão Exploradora do Planalto Central partiu a fim de demarcar o local onde seria construída a futura capital do país

Dia Nacional de Anchieta – data que destaca a vida e a obra do padre José de Anchieta

Dia Internacional dos Arquivos – comemorado para marcar a data da criação do Conselho Internacional dos Arquivos, foi instituído pela Unesco em 9 de junho de 1948; a data promove o valor das instituições de arquivos no serviço da pesquisa, da cultura, da memória, e da transparência

10

Nascimento da atriz, cantora e compositora norte-americana Judy Garland (100 anos)

Lançado Apple II, um dos primeiros computadores de uso pessoal (45 anos)

Dia Mundial dos Alcoólicos Anônimos – comemorado para marcar aquela que é tradicionalmente tida como a data da fundação do grupo de autoajuda de homens e mulheres, que partilham entre si sua dependência das bebidas alcoólicas. O grupo foi fundado na cidade norte-americana de Akron, em 10 de junho de 1935

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – celebrado na data da morte do poeta português Luiz de Camões, que faleceu em 10 de junho de 1580

11

Nascimento do compositor e letrista mineiro Geraldo Carneiro (70 anos)

Nascimento do artista plástico pernambucano Francisco Brennand (95 anos)

Nascimento da atriz Isabela Garcia (55 anos)

Fundação da Marinha do Brasil (200 anos)

Lançado o filme ET, o Extraterrestre (40 anos)

Dia da Marinha do Brasil

*com supervisão de Nathália Mendes

Edição: Nathália Mendes

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

FOCO NAS NOTÍCIAS

Brasil registra 277 mil novas vagas de emprego em maio e bate recorde

Publicados

em

Por

O Brasil alcançou 277.018 novos postos de trabalho com registro em carteira no mês de maio. O saldo positivo é a diferença entre as 1.960.960 admissões e 1.683.942 demissões no período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na manhã desta terça-feira (28/06) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

De acordo com o ministro do Ministério do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, desde 2019 cerca de 4.268.563 novos empregos foram gerados. Com esse resultado, foi alcançado um total de 41.729.858 trabalhadores com vínculo formal de trabalho, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que representa um recorde para o Brasil na história do Caged. 

O resultado do mês foi positivo em todos os setores econômicos, com destaque para o setor de serviços, com um saldo de 120.294 postos de trabalho. Em seguida vêm as atividades ligadas ao comércio (+47.557 postos); indústria (+46.975 postos); construção (+35.445 postos) e, por fim, agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+26.747 postos).

Leia Também:  Surto de hepatite infantil é só 'a ponta do iceberg', diz especialista

No que diz respeito aos estados brasileiros, o saldo foi positivo nas 27 unidades da federação. A liderança ficou com o estado de São Paulo, com um resultado positivo de 85.659 postos (variação positiva de 0,67% em comparação a abril); seguido por Minas Gerais (+29.970 postos ou +0,68%) e Rio de Janeiro (+20.226 postos, +0,61%).

O destaque entre as regiões do Brasil ficou com o Sudeste, com um saldo de 147.846 vagas de empregos formais. Em seguida vem o Nordeste (+48.847 postos); Centro-Oeste (+33.978); Sul (+25.585 postos); e Norte (+16.091 postos). Todas as cinco regiões fecharam o mês de maio com saldo positivo.

“Os números aqui apresentados, por si só, comprovam a eficácia da política pública de geração de emprego do Governo, que demonstra a retomada do crescimento e a certeza de estarmos no caminho certo, de que o Brasil é um mercado viável para os investimentos, não só nacionais, mas também investimentos internacionais”, destacou o ministro do Trabalho e Previdência durante entrevista coletiva.

Acumulado

No acumulado de janeiro a maio de 2022, o saldo é de 1.051.503 novas vagas. A maioria dos empregos gerados neste ano foi no setor de serviços, com 658.112 contratações no período analisado. Depois vem a indústria (174.781), a construção civil (155.507), agropecuária (49.245) e comércio (13.862).

Leia Também:  Ameixas ajudam a reduzir risco de osteoporose em mulheres na menopausa

De maio de 2021 a maio deste ano, foram criadas 2.655.840 novas vagas de trabalho. No que se refere ao período de retomada do emprego formal, de julho de 2020 a maio de 2022, o saldo é de 5.023.943 novos postos de trabalho, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência.

A média salarial nacional no mês de maio ficou em R$ 1.898,02.

Fonte: Brasil.gov

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA