FOCO NAS NOTÍCIAS
Mais de 50% da população tem braços ou pernas de tamanhos diferentes
FOCO NAS NOTÍCIAS


Todo mundo sabe, mas não custa repetir: você já se deu conta sobre as diferenças entre os lados direito e esquerdo do seu corpo? E com relação às pernas ou braços? Já notou se eles têm tamanhos diferentes? Se você respondeu sim a uma dessas perguntas, saiba que isso não é exceção, e sim, regra.
Segundo a ortopedista pediátrica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) Natasha Vogel, “mais de 50% da população tem essa discrepância”, nome dado à diferença no comprimento dos membros.
“Muitas vezes, isso não provoca repercussão alguma”, ela tranquiliza. “Porém, quando é maior que dois centímetros, alguns sinais e sintomas podem surgir, como mancar, dificuldade para correr e brincar, deformidade na coluna como a escoliose, dor nas costas e no quadril”, explica.
São muitos os fatores que podem causar a discrepância, desde traumas ou infecções nos ossos ainda na infância, ou doenças nos ossos, como a neurofibromatose, doenças neurológicas, poliomielite – erradicada no Brasil graças à vacinação, artrite reumatoide juvenil. Há espaço até para as chamadas “idiopáticas”, que é quando os médicos não conseguem identificar sua origem.
Pais e mães devem ficar atentos à essas diferenças independentemente da idade. O primeiro passo é levar ao pediatra ou ortopedista par uma avaliação, como explica a Dra. Natasha.
Leia Também
“Podemos notá-la enquanto a criança anda, pois ela pode dobrar o joelho da perna maior ou fica na ponta do pé na perna menor; com a criança em pé e parada, observamos uma diferença na altura de um dos lados da pelve; ou até deitada, quando podemos medir o tamanho das duas pernas e comparar”.
O diagnóstico pode ser feito com o auxílio de exames mais detalhados, como radiografias e tomografias. Desta forma, é possível saber se é preciso um procedimento para correção da discrepância.
Além das intervenções cirúrgicas, que se resumem em duas opções, feitas ainda na infância – encurtar uma perna ou alongar a perna menor, há outros tratamentos, como uso de palmilhas ou compensação na sola dos sapatos.
Em adultos, as cirurgias que bloqueiam o crescimento ósseo não são realizadas, são empregadas, portanto, outras técnicas, como o uso de fixadores externos ou placas e parafusos.

FOCO NAS NOTÍCIAS
Brasil tem 12,6 mil novas infecções por covid-19 em 24h


O Brasil registrou 12.613 novos casos de covid-19 em 24 horas em todo o país. De acordo com as secretarias estaduais e municipais, foram confirmadas 99 mortes por complicações associadas à doença. Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada neste domingo.
Com os novos dados, o total infecções pelo novo coronavírus durante a pandemia chegou a 30.791.220. O número de casos de covid-19 em acompanhamento está em 293.574.
Com os números de hoje, o total de mortes chegou a 665.627. Ainda há 3.212 mortes em investigação. As ocorrências envolvem casos em que o paciente faleceu, mas a investigação sobre a causa, se foi covid-19, ou não, ainda demanda exames e procedimentos complementares.
Até agora, 29.832.019 pessoas se recuperaram da covid-19, o que corresponde a 96,9% dos infectados desde o início da pandemia.

De acordo com o boletim, o Distrito Federal e sete estados não atualizaram os dados neste domingo: Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins.
Neste domingo, chegou ao fim o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), decretado em função da pandemia de covid-19.
A portaria com a decisão foi assinada pelo ministro da Saúde , Marcelo Queiroga, em 22 de abril, e previa 30 dias para que estados e municípios se adequassem à nova realidade.
A decisão do governo brasileiro foi tomada com base do cenário epidemiológico mais arrefecido e o avanço da Campanha de Vacinação no país. Segundo o Ministério da Saúde , apesar da medida, nenhuma política pública de saúde será interrompida.
-
FOCO NA LITERATURA5 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – Meu Aniversário: @gustavodourado
-
FOCO ESPECIAL6 dias atrás
FOCO ESPECIAL – A SEGUNDA EDIÇÃO “ELAS EMPREENDEM E VENCEM” MOVIMENTOU O RECANTO DAS EMAS!
-
CULTURA E EVENTOS6 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS – Mulheres em foco.
-
Fana Lopes6 dias atrás
FOCO COM FANA LOPES – Sorte ou azar – Você acredita?
-
CIDADES5 dias atrás
FOCO NAS CIDADES – Codhab divulga lista de contemplados habilitados para regularização fundiária no Recanto das Emas
-
FOCO NA EDUCAÇÃO5 dias atrás
FOCO NA EDUCAÇÃO – Enem 2022: confira dicas de aplicativos e sites gratuitos para se preparar
-
SEM CATEGORIA6 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS -FESTA TÚNEL DO TEMPO ANOS 90
-
SEM CATEGORIA5 dias atrás
FOCO INTERCULTURAL- Governador de Santa Catarina se reúne com embaixadores em Brasília