FOCO NAS NOTÍCIAS
Número de estupros de LGBTQIA+ cresceu 88% em 2021
FOCO NAS NOTÍCIAS

Os crimes de estupro contra a população LGBTQIA+ cresceram 88,4% entre os anos de 2020 e 2021, revelou hoje (28) o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, documento elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Em números absolutos, o registro dos estupros passou de 95 notificações em 2020 para 179 no ano passado. O número real de casos, no entanto, deve ser ainda maior porque foram computadas apenas as informações fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública estaduais e pelas polícias.
O balanço, por exemplo, não computa dados de estados como São Paulo, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que não forneceram ou não dispõe de informações detalhadas sobre o tema. Além disso, há que se considerar também a subnotificação dos casos já que muitas pessoas não registram a violência das quais foram vítimas.
Na contramão dos dados nacionais que revelaram queda no número de mortes intencionais, os assassinatos de pessoas LGBTQIA+ registraram crescimento de 7,2% no ano passado. Em 2020, o balanço computou 167 homicídios dolosos [intencionais] contra essa população. Em 2021, foram computadas 179 mortes. O número deve ser ainda maior já que diversos estados deixaram de divulgar essas informações.
Outro crime que também apresentou alta estatística foi a lesão corporal dolosa contra as pessoas LGBTQIA+, que passou de 1.271 notificações para 1.719, um crescimento de 35,2%.
Edição: Lílian Beraldo
Fonte: EBC Geral

FOCO NAS NOTÍCIAS
Monkeypox: EUA alertam que crianças têm mais risco para casos graves


Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) alertam para o risco de quadros mais graves da varíola dos macacos em pessoas com problemas de pele, como eczema, imunossuprimidas e crianças menores de 8 anos.
Segundo o comunicado do CDC, embora consideradas raras, complicações da infecção pelo vírus monkeypox podem envolver quadros de encefalite – inflamação no cérebro que provocou os óbitos registrados na Espanha e na Índia –, pneumonia, sepse (infecção generalizada), entre outros.
Segundo o comunicado, existem evidências de que “a doença é mais provável de provocar casos graves em crianças com menos de 8 anos de idade. Além disso, qualquer pessoa com condições imunocomprometidas ou certas condições de pele, como eczema, corre o risco de doença grave da varíola dos macacos”.
Entre as doenças de pele, o CDC acrescenta ainda dermatite tópica, queimaduras, impetigo, varicela-zoster (vírus causador da catapora e da herpes-zóster), herpes simples, acne grave, psoríase ou doença de Darier. Isso porque a varíola dos macacos causa lesões na pele, chamadas de pústulas, o que prejudica a saúde da região.
Para pessoas que já têm problemas na região, e portanto, a barreira cutânea é danificada, isso se torna um agravante para a contaminação pelo vírus, que acontece por contato de pele, e para uma piora no desenvolvimento das erupções. É o que explica o dermatologista e professor da Universidade Northwestern, nos EUA, Peter Lio, ao site The Healthy.
“Não há necessidade de pânico, é importante lembrar que a varíola geralmente é leve e autolimitada. Mas se você faz parte de um grupo de alto risco e tem histórico de eczema ou dermatite atópica e/ou pessoas com eczema em sua casa, é importante tomar precauções para evitar a propagação da varíola dos macacos”, orienta o especialista.
Fonte: IG SAÚDE
-
FOCO NA LITERATURA6 dias atrás
FOCO LITERATURA COM GUSTAVO – Cordel do Jô Homenagem a Jô Soares
-
FOCO NA LITERATURA3 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – DIREITO, LEITURA, CULTURA E ARTE.
-
CULTURA E EVENTOS3 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS – Carmen
-
FOCO INTERCULTURAL4 dias atrás
FOCO INTERCULTURAL – Equador estreia a nível latino-americano filme “O Vigário”
-
FOCO NAS OPORTUNIDADES4 dias atrás
FOCO NAS OPORTUNIDADES – Qualificação para pessoas em situação de rua e vulneráveis
-
FOCO NA EDUCAÇÃO4 dias atrás
FOCO NA EDUCAÇÃO – Inscrições do segundo semestre do Fies começam nesta terça (09)
-
SEM CATEGORIA4 dias atrás
FOCO INTERNACIONAL – SOCIEDADE DOS DIPLOMATAS NO BRASIL – SDB – RETORNA AS SUAS ATIVIDADES COMO FACILITADORA PARA EMBAIXADAS, DIPLOMATAS E FAMILIARES.
-
FOCO ESPECIAL4 dias atrás
FOCO ESPECIAL – João Costa entrevista Rita Lima e Igor Oliveira falam sobre o “Programa Ricos” e destacam o entusiasmo que possuem em transformar vidas