BRASÍLIA

FOCO NAS NOTÍCIAS

SP terá Dia D de multivacinação contra gripe para crianças

Publicados

FOCO NAS NOTÍCIAS

source
Vacinação infantil
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Vacinação infantil

No próximo sábado (30), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará o Dia D de multivacinação, para as para crianças de todas as faixas etárias e adolescentes menores de 15 anos de idade. Também nesta data será iniciada a imunização contra a gripe para crianças acima de 6 meses e menores de 5 anos de idade. Na segunda-feira (2), a vacinação contra o vírus influenza iniciará para grávidas e puérperas.

Os pais ou responsáveis devem levar os menores a um dos postos de saúde com a carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas.

O Dia D é uma das medidas da prefeitura para melhorar as coberturas vacinais das crianças e jovens no município. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.

“Quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risco a própria saúde e a de outras pessoas. Manter a carteira de vacinação em dia é importante não só para as crianças e adolescentes, como para toda a sociedade, já que evita a disseminação das doenças e internações”, diz o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Para a imunização estarão abertas todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h, e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas das 7h às 19h. A vacina contra a Covid-19 também estará disponível nestes postos.

É válido destacar que, para crianças entre 5 e 11 anos de idade, a vacinação de sarampo e Covid-19 não deve ser aplicada simultaneamente, devendo ser priorizada a imunização contra Covid-19. Depois de 15 dias pode ser aplicada a vacina contra o sarampo. Para a população em geral, acima de 12 anos e trabalhadores da saúde, pode ser feita a imunização simultânea entre as vacinas de sarampo, gripe e Covid-19.

Leia Também:  Ingressos para desfiles no Anhembi começam a ser vendidos neste sábado

Desde o início da campanha contra o Sarampo, em 4 de abril, foram aplicadas 43.911 doses contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR), Contra influenza, desde 27 de março, foram aplicadas 837.268 doses no público maior de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Leia Também

Covid-19 e gripe

No domingo (1º), os parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos, da Independência, Ceret e da Juventude vacinarão contra a Covid-19 e a gripe das 8h às 17h. Na avenida Paulista, a imunização ocorrerá em uma tenda, instalada no número 52, e em uma farmácia parceira (número 995), das 8h às 16h. Os parques e a tenda da avenida Paulista aplicarão doses de vacina contra a Covid-19 e contra a gripe para as faixas etárias elegíveis. A farmácia contará somente com vacina contra a Covid-19.

Na segunda-feira (2), a imunização contra Covid-19 e a gripe volta a ocorrer em toda a rede: UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e nos megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h. A vacinação para o público infantil é realizada somente nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

Contra a Covid-19, podem se vacinar crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos; os postos aplicarão primeiras (D1), segundas (D2) e doses adicionais (DAs). Contra o vírus influenza, causador da gripe, a vacina estará disponível para idosos acima de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde e crianças maiores que 6 meses e menores que 5 anos. Na segunda-feira (2), a vacinação contra influenza poderá ocorrer para grávidas e puérperas.

Até esta terça-feira (26), a capital aplicou 30.814.396 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 11.750.174 primeiras doses (D1), 10.962.098 segundas doses (D2), 356.747 doses únicas (DUs), 6.916.219 primeiras doses adicionais (DA1) e 829.158 segundas doses adicionais (DA2). A cobertura vacinal da população com mais de 18 anos está em 110,3% para D1, em 106,6% para D2, em 74,9% para DA1 e em 9% para DA2.

Em adolescentes de 12 a 17 anos, foram aplicadas 976.102 D1, representando uma cobertura vacinal de 115,6%. Também foram aplicadas 866.734 D2 alcançando 102,7% do público elegível. Já em crianças de 5 a 11 anos, foram aplicadas 951.245 D1, representando uma cobertura vacinal de 87,8%, e 612.995 D2, alcançando 56,6% do público elegível.

Mais informações e a lista completa dos postos podem ser encontradas na página Vacina Sampa .

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

FOCO NAS NOTÍCIAS

Polícia prende suspeitos de assassinar perito papiloscopista

Publicados

em

Por

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu ontem (15) quatro suspeitos de envolvimento no assassinato do perito papiloscopista da Polícia Civil Renato Couto de Mendonça, que era lotado no Instituto de Identificação Félix Pacheco (IIFP). Entre os presos, dois são sargentos e um é cabo da Marinha.

Os quatro foram presos em flagrante, mas o corpo ainda não foi encontrado. A suspeita é que tenham sido jogado no Rio Guandu, em Japeri, na Baixada Fluminense. A corporação está fazendo buscas no local.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, a vítima teve uma desavença com o dono de um ferro-velho na Praça da Bandeira, zona norte do Rio de Janeiro. O filho do proprietário, que é militar da Marinha, sequestrou o agente com a ajuda de colegas, utilizando uma viatura da Marinha.

Os presos serão autuados por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Em nota, a Marinha do Brasil informou que tomou conhecimento da ocorrência com uma vítima fatal na noite de sábado (14), envolvendo militares da ativa do Comando do 1º Distrito Naval. Segundo a Marinha, o caso é objeto de inquérito policial no âmbito da Justiça comum.

Leia Também:  Gabinete de Segurança Institucional recebe visita de parlamentares

“Os militares envolvidos foram presos em flagrante pela polícia e responderão pelos seus atos perante a Justiça. A Marinha do Brasil lamenta o ocorrido, se solidariza com os familiares da vítima e reitera seu firme repúdio a condutas e atos ilegais que atentem contra a vida, a honra e os princípios militares”.

A Marinha informou também que está colaborando com as investigações e abriu um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias da ocorrência.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA