Carreiras
FOCO NAS OPORTUNIDADES – CARREIRAS: setor de energia tem oportunidades para profissionais especializados
Levantamento aponta 10 áreas com potencial ofertas de trabalho
FOCO NAS OPORTUNIDADES

A criação de 200 mil novas vagas de trabalho, aproximadamente, até 2026, para o setor de energia, esbarra na necessidade de encontrar profissionais especializados para a área, estima a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
De olho nessa demanda, o Ministério de Minas e Energia publicou o estudo “Profissões do Futuro na Área de Energia e Implicações para a Formação Profissional“. De acordo com o órgão, o objetivo da publicação é “sistematizar a pesquisa da demanda por formação profissional do setor produtivo e da oferta de qualificação por instituições de ensino, realizando uma análise de matchmaking com foco em ocupações futuras prioritárias na área de energia”. A análise foi realizada baseada em quatro frentes: geração de energias renováveis, redes inteligentes de transmissão e distribuição, mobilidade elétrica, eficiência energética e resposta da demanda.
“A demanda por modernização do setor requer, além de investimentos, mão de obra especializada, com foco em eficiência energética e fontes renováveis. A recente crise hídrica só confirma essa necessidade”, explica o coordenador dos cursos de Engenharia da Faculdade Anhanguera, Jads Victor Paiva dos Santos.
Segundo o levantamento, para que as transformações do setor sejam concretizadas, é necessário que também que ocorra uma estruturação na educação que forma profissionais na área. “Para concretização das transformações energéticas é fundamental o fortalecimento das capacidades das estruturas educacionais existentes, além da inserção de novos conhecimentos e habilidades nas ofertas educacionais”, aponta o material.
Confira, abaixo, as 10 profissões do futuro e suas formações na área de energia listadas pelo estudo do Ministério de Minas e Energia.
- Gestor de Regulação e Políticas Públicas (Engenharias, Administração e Direito)
- Analista, Especialista e Gerente de Inteligência de Mercado (Engenharias e Economia)
- Especialista de Gestão Energética (Engenharias e Arquitetura)
- Gerente de Infraestrutura de Recarga e Instalação de Eletropostos (Engenharias: Civil, Elétrica e Automação; e Administração)
- Consultor de Novos Negócios (Engenharias)
- Engenheiro Automotivo (Engenharias: Elétrica, Mecânica, Automação e Automotiva)
- Especialista de Operação de Redes (Engenharias: Elétrica e de Energia)
- Analista e Gerente de Frotas (Engenharias: Transporte e Civil; e Administração)
- Analista e Gerente de Projetos (Engenharias: Elétrica, Mecânica e Automação)
- Desenvolvedor de Aplicações (Engenharias: Elétrica e Automação; e Computação)
Fonte: Agência Educa Mais Brasil

FOCO NAS OPORTUNIDADES
FOCO NAS OPORTUNIDADES –

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 6º CICLO DO RENOVADF
A Secretaria de Trabalho abre inscrições para 6º Ciclo do curso de qualificação profissional RENOVADF. São 2.500 (duas mil e quinhentas) vagas, destinadas à participação de curso de qualificação profissional de Auxiliar de Manutenção, com noções de diferentes profissões tais como: Carpinteiro, Jardineiro, Eletricista, Encanador, Serralheiro e Pedreiro.
O RENOVADF consiste em um programa de qualificação profissional da Secretaria de Trabalho em parceria com a Secretaria de Governo em atendimento às demandas das Administrações Regionais. Sendo que os cursos são de iniciação profissional e aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal – SENAI/DF, com duração de 240 horas (três meses), com 4h diária. Os alunos deste 5º iniciaram as aulas noturnas, com aulas práticas de recuperação dos viadutos da cidade.
Os alunos do RENOVADF recebem capacitação profissional, com noção básica na área de construção civil, com aulas de forma presencial e, enquanto se qualificam, os próprios alunos recuperam os espaços públicos de nossa cidade. Eles recebem kit uniforme, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné, equipamento de proteção individual, lanche e, mais, Bolsa Benefício no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.
Para participar do RENOVADF é necessário ser pessoa física, brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro em situação regular no país, que esteja desempregado em busca de nova qualificação e/ou requalificação na área da construção civil; ser maior de 18 (dezoito) anos; comprovar a situação de desemprego (validação será realizada pela SETRAB); e comprovar residência no Distrito Federal.
Não poderão participar do Programa: Mulheres gestantes; Pessoas com restrições de mobilidade; Pessoa que já tenha participado do Programa RENOVADF.
As inscrições estão abertas de forma eletrônica no site da Secretaria de Estado de Trabalho www.trabalho.df.gov.br, no período de 13/05/2022 a 23/05/2022.
Para auxiliar nas inscrições, a Secretaria de Trabalho disponibiliza suas 14 Agências do Trabalhador para o atendimento às pessoas que tenham dificuldade para realizar sua inscrição. Os atendimentos nas Agências do Trabalhador funcionam das 8h às 17h.
—
fonte: Assessoria de Comunicação
Secretaria de Trabalho
-
FOCO NA LITERATURA5 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – Meu Aniversário: @gustavodourado
-
FOCO ESPECIAL6 dias atrás
FOCO ESPECIAL – A SEGUNDA EDIÇÃO “ELAS EMPREENDEM E VENCEM” MOVIMENTOU O RECANTO DAS EMAS!
-
CULTURA E EVENTOS6 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS – Mulheres em foco.
-
Fana Lopes6 dias atrás
FOCO COM FANA LOPES – Sorte ou azar – Você acredita?
-
CIDADES5 dias atrás
FOCO NAS CIDADES – Codhab divulga lista de contemplados habilitados para regularização fundiária no Recanto das Emas
-
SEM CATEGORIA6 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS -FESTA TÚNEL DO TEMPO ANOS 90
-
FOCO NA EDUCAÇÃO5 dias atrás
FOCO NA EDUCAÇÃO – Enem 2022: confira dicas de aplicativos e sites gratuitos para se preparar
-
SEM CATEGORIA5 dias atrás
FOCO INTERCULTURAL- Governador de Santa Catarina se reúne com embaixadores em Brasília