Oportunidades
FOCO NAS OPORTUNIDADES – Curso ensina a mulheres a aplicação de revestimento cerâmico
Treinamento terá 30 vagas, gratuitas e destinadas àquelas que têm interesse em trabalhar na área. Inscrições estão abertas até 12 de maio
FOCO NAS OPORTUNIDADES

A Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e o Senai-DF, promove o curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico, voltado para o público feminino. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 12 de maio pelo cadastro do Empreende Mais Mulher. São 30 vagas disponíveis.
O workshop será ministrado por Adilson Rosa Batista, instrutor do Senai-DF, e é destinado a mulheres acima dos 18 anos, com ensino fundamental I completo. Ao final do curso, a profissional será capaz de desenvolver trabalhos de revestimento cerâmico, estabelecendo pontos de referência e execução de assentamentos em paredes, pavimentos, muros e outras partes das edificações, com respeito às normas técnicas de corte, assentamento e acabamento.
As aulas serão em formato presencial, de segunda a sexta, das 14h às 18h, no Senai de Taguatinga (Área Especial nº 2, Setor C Norte – Taguatinga Norte). O treinamento começa no dia 16 de maio e segue até o dia 9 de agosto, com carga horária de 200 horas.
Serviço
Curso Aplicação de Revestimento Cerâmico
Período: de 16/5 a 9/8.
Aulas de segunda a sexta, das 14h às 18h, no Senai (Área Especial nº 2, Setor C Norte – Taguatinga Norte)
Inscrições: até 12/5 neste link.
Fonte: Agencia Brasília /EDIÇÃO Rosualdo Rodrigues


FOCO NAS OPORTUNIDADES
FOCO NAS OPORTUNIDADES – Codhab firma parceria com alunos de Arquitetura para desenvolvimento de projetos para moradias precárias

Visando atender famílias em situação de vulnerabilidade habitacional, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab/DF) firmou Acordo de Cooperação Técnica (ACT), com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo de universidades de Brasília. Através desta ação, os estudantes desenvolvem, sem custos, projetos arquitetônicos de reforma e ampliação de habitações de interesse social, para acolher as necessidades das pessoas selecionadas pela Companhia.
A iniciativa está vinculada ao Subprograma Melhorias Habitacionais, que ocorre em conformidade com o ‘Na Medida’, um dos eixos do Programa Habita Brasília (PHB), do Governo do Distrito Federal (GDF). Por meio da Diretoria de Assistência Técnica (DIATE), a Codhab/DF tem realizado este trabalho em Regiões Administrativas, tais como Sol Nascente, Estrutural e São Sebastião, tendo mais de 500 famílias atendidas até o momento.
Por meio da Lei Federal nº 11.888/2008, recepcionada pela Lei Distrital nº 5.485/15, a ação do GDF assegura assistência técnica pública e gratuita para projetos, reformas e construções de habitações de interesse social às famílias de baixa renda na capital. À exemplo, desde o início de 2022, a iniciativa do GDF conta com o apoio dos alunos de arquitetura do Centro Universitário IESB e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília , que colaboram de forma voluntária, por meio de um projeto de extensão.
Os núcleos familiares atendidos pelo Melhorias Habitacionais, possuem o beneficiário ou pelo menos um dos membros como Pessoas com Deficiência (PcD), ), idoso ou mulher esteio de família que necessitam adaptação ou requalificação da moradia que esteja em situação de insegurança ou insalubridade habitacional.
A coordenadora do Programa de Assistência Técnica da DIATE, Sandra Marinho, destaca que a parceria entre Estado e Instituição de Ensino Superior (IES) é de suma importância tendo em vista a alta demanda por atendimento recebida pela Codhab, possibilitando se elevar o número de atendimentos realizados anualmente. A servidora reitera que por meio desta política habitacional se constrói um caminho alternativo à provisão habitacional, respeitando-se a cidade, os vínculos locais e mostrando aos futuros profissionais o seu papel social.
Etapas do processo
Primeiramente, a Codhab/DF realiza a capacitação dos estudantes que recebem as demandas do projeto, conforme seleção das famílias previamente cadastradas e acompanhadas pelos assistentes sociais da Companhia. Depois desta etapa, visitam essas famílias e vivem a imersão comunitária in loco. Em seguida, é a fase de elaboração e o momento de conseguir, dentro das normas pré-estabelecidas, transformar os pedidos dos moradores em realidade e apresentá-los aos donos da casa, que decidem se aprovam as futuras intervenções. Assim como a senhora Leni Conceição de Souza, moradora de Brazlândia, que recebeu, pelas mãos dos estudantes do IESB, a proposta de como será a sua nova casa.
“Minha filha ficou sabendo do projeto e me inscreveu. O processo foi rápido e hoje já estamos recebendo as novas ideias. Está nota 10”, disse D. Leni, que mora com o filho.
O professor Orlando Vinicius Rangel Nunes, responsável por acompanhar o projeto de extensão no IESB, reforça a importância da parceria para a sociedade e alunos, que recebem capacitações específicas da Codhab/DF para atuarem nessas comunidades. “O projeto favorece a sensibilização de alunos e professores quanto à temática da Habitação de Interesse Social. Especialmente, contribui para a formação profissional desses estudantes, fortalecendo conhecimentos como confecção de projetos de baixo custo, elaboração de orçamentos, execução de projetos do início ao fim, entre outras oportunidades de aprendizagem”, completa o professor do curso de Arquitetura do IESB.
-
FOCO NA LITERATURA6 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – DO PLANALTO CENTRAL PARA O MUNDO
-
FOCO NO PODER - ELEIÇÕES 2022.4 dias atrás
FOCO NO PODER – ELEIÇÕES 2022 – PROS LANÇA PRÉ CANDIDATURA DE EDMILSON BOA MORTE AO SENADO PELO DF.
-
FOCO NO PODER - ELEIÇÕES 2022.6 dias atrás
FOCO NO PODER – ELEIÇÕES 2022 – CONHEÇA O CDDF E ENTORNO E SEU PRESIDENTE EUGÊNIO PIEDADE, INSTITUIÇÃO QUE COM MENOS DE 4 ANOS DE EXISTÊNCIA JÁ PODERÁ TER SEU DEPUTADO DISTRITAL
-
FOCO NA LITERATURA5 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – CORDEL DO SÃO JOÃO
-
CULTURA E EVENTOS6 dias atrás
FOCO NOS EVENTOS – Show Leonel Laterza e Agilson Alcântara
-
FOCO NA LITERATURA2 dias atrás
FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO – Lançamento do livro ” Quinhentos anos de periferia“ do Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães
-
FOCO NA EDUCAÇÃO6 dias atrás
FOCO NA EDUCAÇÃO – Erros de Português eliminam mais da metade dos candidatos em seleções de emprego
-
CIDADES6 dias atrás
FOCO NAS CIDADES – Crixá VII: Codhab convoca candidatos do cadastro reserva para vistoria dos apartamentos