BRASÍLIA

FOCO NAS OPORTUNIDADES

Foco oportunidades! Enem: Universidade de Coimbra facilita ingresso de brasileiros

Publicados

FOCO NAS OPORTUNIDADES

Postado por Silvana Scórsin Subiu para cinco anos o tempo para o candidato utilizar a nota do Enem em Coimbra Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem usar o resultado da avaliação para pleitear vaga em uma das 50 universidades de Portugal parceiras do programa. Dentre elas, está a conceituada Universidade de Coimbra (UC) que ampliou de três para cinco anos o tempo para o candidato utilizar a nota do Enem em seu processo seletivo. Desde 2014 existe um acordo entre os governos brasileiro e português por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que viabiliza o ingresso de brasileiros aos cursos de graduação em universidades de Portugal, utilizando, apenas, a nota do Enem. Neste ano, a Universidade de Coimbra inseriu um novo curso em sua grade, o de Direito Luso-Brasileiro. O processo seletivo 2021/2022 já está aberto, de acordo com o cronograma, e os interessados têm até o dia 15 de abril para se candidatar na 1ª fase. Os resultados serão divulgados em 26 de abril e a matrícula deve ser realizada entre 13 e20 de maio. A seletiva ainda conta com mais três fases independentes de candidatura. A classificação dos candidatos a cada ciclo de estudos (curso) é feita por ordem decrescente da nota final. Em Coimbra, o ano letivo começa em setembro. A inscrição via Enem deve ser efetuada de forma on-line, na plataforma da instituição, preenchendo o formulário. Fonte: Agência Educa Mais Brasil

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Foco nas oportunidades! BRB abre oportunidades para profissionais de tecnologia da Informação
Propaganda

FOCO NAS OPORTUNIDADES

FOCO NAS OPORTUNIDADES –

Publicados

em

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 6º CICLO DO RENOVADF

A Secretaria de Trabalho abre inscrições para 6º Ciclo do curso de qualificação profissional RENOVADF. São 2.500 (duas mil e quinhentas) vagas, destinadas à participação de curso de qualificação profissional de Auxiliar de Manutenção, com noções de diferentes profissões tais como: Carpinteiro, Jardineiro, Eletricista, Encanador, Serralheiro e Pedreiro.

O RENOVADF consiste em um programa de qualificação profissional da Secretaria de Trabalho em parceria com a Secretaria de Governo em atendimento às demandas das Administrações Regionais. Sendo que os cursos são de iniciação profissional e aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal – SENAI/DF, com duração de 240 horas (três meses), com 4h diária. Os alunos deste 5º iniciaram as aulas noturnas, com aulas práticas de recuperação dos viadutos da cidade.

Os alunos do RENOVADF recebem capacitação profissional, com noção básica na área de construção civil, com aulas de forma presencial e, enquanto se qualificam, os próprios alunos recuperam os espaços públicos de nossa cidade. Eles recebem kit uniforme, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné, equipamento de proteção individual, lanche e, mais, Bolsa Benefício no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Leia Também:  Foco nas oportunidades! EBC abre 2º processo seletivo para estágio com vagas para Brasília e Rio.

Para participar do RENOVADF é necessário ser pessoa física, brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro em situação regular no país, que esteja desempregado em busca de nova qualificação e/ou requalificação na área da construção civil; ser maior de 18 (dezoito) anos; comprovar a situação de desemprego (validação será realizada pela SETRAB); e comprovar residência no Distrito Federal.

Não poderão participar do Programa: Mulheres gestantes; Pessoas com restrições de mobilidade; Pessoa que já tenha participado do Programa RENOVADF.

As inscrições estão abertas de forma eletrônica no site da Secretaria de Estado de Trabalho www.trabalho.df.gov.br, no período de 13/05/2022 a 23/05/2022.

Para auxiliar nas inscrições, a Secretaria de Trabalho disponibiliza suas 14 Agências do Trabalhador para o atendimento às pessoas que tenham dificuldade para realizar sua inscrição. Os atendimentos nas Agências do Trabalhador funcionam das 8h às 17h.

fonte: Assessoria de Comunicação

Secretaria de Trabalho

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA