BRASÍLIA

GERAL

Foco especial! Banco da Amazônia: 78 anos fomentando e desenvolvendo a Amazônia

Publicados

GERAL

Postado por Silvana Scorsin do portal guaranyjunior.com.br em 09.07.2020 Principal Instituição financeira de fomento da região Norte, o Banco da Amazônia completa nesta quinta-feira, 9 de julho, 78 anos de existência. Por conta das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, a organização vai marcar a passagem da data de forma diferenciada das que vem realizando nos últimos aniversários. Este ano, a celebração será feita com colaboradores, clientes, parceiros e sociedade em geral por meio de uma campanha institucional que será veiculada nas redes interna e sociais da organização. “Temos muito que celebrar porque os resultados apresentados pelo Basa ao longo dessas décadas orgulham a todos nós. Ano passado, batemos recorde de investimentos. E, este ano, a despeito da conjuntura, se continuarmos no ritmo atual, seguiremos dando a resposta positiva que a Amazônia espera de seu banco, fomentando o desenvolvimento da região de forma sustentável”, pontua Valdecir Tose, presidente do Basa. Foto: Valdecir José de Souza Tose – Presidente do BASA Com a chegada de 2020, e o advento da pandemia que assolou o mundo, o Banco da Amazônia precisou se reinventar. Na área digital, por exemplo, criou o aplicativo Sua Conta Basa, para agilizar o processo de cadastro e abertura de conta no banco, passo importante para atender as necessidades dos empreendedores que buscam um financiamento na Instituição. Leia na integra a entrevista do Presidente Valdecir José de Souza Tose. Nome completo – Valdecir José de Souza Tose
Formação – Contador – MBA em Negócios Financeiros e especialista em Direito Tributário e Administração e Estratégia Empresarial
Cargo – Presidente
Empresa- BASA Banco da Amazônia 1. Sua história no Basa.Conte sinteticamente para os nossos leitores e internautas?
R- Sou empregado de carreira do Banco há 23 anos, passei por praticamente todas as funções. Sou capixaba de origem e iniciei a carreira no Banco em Rondônia e vim ao Pará em 2008 para Santarém e depois para Belém. Assumi em 2016 a Diretoria de Infraestrutura ao negócio que acumulo desde 04/2018 com a Presidência do Banco. 2- O que significa presidir um Basa?
R- É uma responsabilidade incrível ter sobre os ombros as ambições e esperanças de tantos empreendedores que veem no BASA uma fonte de um futuro melhor. Ao mesmo tempo é um grande orgulho porque temos visto o trabalho dar frutos e avançarmos com o apoio dos nossos colaboradores e dos parceiros. 3- Qual o papel do Basa?
R- O BASA é um banco regional de desenvolvimento para empreendedores rurais ou urbanos, que buscam condições de realizar seus sonhos e objetivos de desenvolvimento. Temos também serviços e produtos padrões dos bancos comerciais mas com o foco e direcionamento ao fomento das atividades produtivas. 4 -Quantas agências o Basa possui?
R- Atualmente temos 120 Agências espalhadas pela Amazônia. 5- Quantos colaboradores?
R- Temos 2.986 colaboradores 6 – Quais as diretorias do Basa?
R- São 5 Diretorias: Comercial, de Crédito, de Controle e Risco, de recursos e produtos e a de infraestrutura ao negócio. 7 – Quais as carteiras de crédito?
R- O Banco atua com diversas fontes de recursos, sobretudo, voltadas ao fomento, por isto, dividimos as carteiras em fomento e comercial. No Fomento estão o FNO, FDA, FMM, FAT e outros e no Comercial estão classificados os créditos de origem própria do banco cuja fonte são os depósitos de poupança, a vista e a prazo. 8 – Qual a linha de crédito que é a cara do Basa?
R- O Banco da Amazônia por atuar com o foco no fomento suas linhas são muito mais baratas que em qualquer outro Banco da região, mas temos produtos e serviços da linha comercial tradicional como o cheque especial que é naturalmente o crédito mais caro, mas longe dos maiores juros do mercado. Tal informações inclusive pode ser verificada no site do Banco Central que compara as taxas entre os Bancos. 9 – Qual porte dos clientes- empresa?
R- O Banco opera com todos os portes desde o empreendedor informal através do nosso MPO Amazônia Florescer até os grandes projetos de infraestrutura que a região necessita, mas a maior parte de seus financiamentos são concedidos aos empreendedores de pequeno porte cerca de 60% do volume dos financiamentos. 10 – Como vai ser o Círio do Basa?
R- Assim como para todos, estamos aguardando uma definição das autoridades para verificar se adotaremos a nossa homenagem tradicional ou alteraremos. Estamos com os dois planos prontos para atuar visando independentemente da decisão realizarmos uma grande homenagem a nossa rainha da Amazônia. 11- Qual sua mensagem?
R- O ano de 2020 tem sido muito duro a todos e precisamos ter muita coragem e resiliência para enfrentarmos de frente as adversidades e buscar alternativas. O BASA é uma alternativa aos empreendedores para buscarem melhorar seus negócios ou suportar este período de crise mais aguda. Nesses 78 anos do Banco a história tem demonstrado a relevância de um banco regional de desenvolvimento, sabemos que há muito a melhorar e que o caminho será árduo mas não faltará disposição para atuarmos fortemente nesta direção.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  FOCO ESPECIAL - VISÃO CONSULTORIA E TREINAMENTOS - EXCELÊNCIA NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Propaganda

FOCO ESPECIAL

FOCO ESPECIAL – A SEGUNDA EDIÇÃO “ELAS EMPREENDEM E VENCEM” MOVIMENTOU O RECANTO DAS EMAS!

Publicados

em

No dia 14 de maio, sábado, a equipe do Jornal Capital em Foco realizou a 2ª Edição do “Elas empreendem e vencem” no ginásio Tatuzão, no Recanto das Emas/DF.

Comandado pela cerimonialista da Bolshoi Eventos e também colaboradora do Jornal Capital em Foco, Karla Lopes,

o evento nesta edição contou com a participação da Faculdade Estácio representada pelos alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Direito, Contábeis e Fisioterapia que prestaram atendimento a comunidade.

Também presente no evento, o CRAS com orientações sobre os benefícios prestados pelo órgão, a SEJUS com procedimentos beleza, a CODHAB com o atendimento “Morar Bem”, a Secretaria da Mulher com serviços médicos e orientações sobre o autoexame das mamas e a ONG Programando o Futuro com o ônibus para o recolhimento do lixo eletrônico e serviços sociais de corte de cabelo e aferição de pressão.

A Administração do Recanto das Emas cedeu não só o local para a realização do evento, como também a infraestrutura de som e imagem.

Os participantes ainda puderam assistir a palestra do consultor do SEBRAE – Gerson Spíndola sobre MEI, um talk show mediado pela jornalista Silvana Scórsin com: a empresária e proprietária da Pizzaria Magia, Ana Cristina; o empresário Salomão Ferretti, proprietário da SAMA – RH e Marketing Promocional (que doou camisetas personalizadas para a equipe do Jornal Capital em Foco); a psicanalista Rosane Lopes; a coach de carreiras, Tamara Penha; a empresária do ramo e cursos e treinamentos INTEGRA, Naiara Clemente;  a especialista em Mídia Digital Bárbara Scorsin; a empresária do ramo de confeitaria, Eduarda Yasmim e a Assistente Social e Neurocientista  da ONG “Mulher Simples Assim”, Marcia Sousa que dividiram seus conhecimentos e experiencias como empreendedores com o intuito de encorajar e ajudar as mulheres  a entrarem e se manterem no ramo de negócio e  agregar e auxiliar nas dificuldades enfrentadas.

Leia Também:  Foco no Turismo! Saiu a MP que trata das relações de consumo no Turismo e na Cultura na Pandemia.

 

Ao final, a palestra de Fana Lopes, criadora de conteúdos sobre comportamento, que tem um canal no youtube – Fana Lopes – e é colaboradora do Capital em Foco, na coluna FOCO COM FANA LOPES.

O evento terminou  animado pelo colaborador do Jornal Capital em Foco, D’ROSA  com  sorteios de vários brindes, doados pelos comerciantes e apoiadores: SEBRAE, All Rede (que também disponibilizou para todos, sinal de internet), Loja Essencial, Livraria Leitura, Bolshoi Eventos,  site Radar Digital Brasília, a loja de vinhos e espumantes LAVINOCASA, a floricultura Rainha Margarida, o Trem da Roça, Rivania Bijoux, Duda Gourmet, Loja Rei do Bebê, Closet Majohn, Móveis e Utilidades Santo Antonio, KS Acessórios, Papelaria Impacto, Tamires Cosméticos, o Restaurante Sabor da Roça, Top Pães, Padaria Suprema, Panicenter, a Distribuidora Santa Fé, Jaqueline Texeira Disigner, CIK2 multimarcas, Bolo Fofo da Dayane e a instalação do Pula-Pula para crianças pela Provençal Festas.

“O objetivo do encontro foi compartilhar o conhecimento adquirido com experiências em empreendedorismo, e deste modo, contribuir para o desenvolvimento profissional de mulheres que decidem empreender para vencer. Missão cumprida!

Todos os nossos convidados se dedicaram nessa missão, na ajuda às mulheres que se encontram com dificuldade em tirar seus projetos do papel por falta de uma orientação ou aquelas que pensam em parar por diversas dificuldades.”  – Disse a Presidente do Jornal Capital em Foco, Betânia Sousa.

 

A equipe do Jornal Capital em Foco aproveita para agradecer as pessoas que ficaram anônimas durante o evento, mas que fizeram a diferença para tudo dar certo. Gabriel Scórsin, Lilian Aparecida Pinto, Neuza Barbosa, Neide Barbosa e Kenia Severo , Jael Fontenelle ,  Ricardo Wilson Guimarães, Itamar alemão do Caminhão, Elaine, Ivone Maria e Maria Ivone e Meriva.

Leia Também:  Foco nas cidades! Codhab-DF convoca indicados para o Parque do Sol

E você, nosso leitor, fique ligado na programação de outras edições do “Elas empreendem e vencem”.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA