BRASÍLIA

GERAL

Foco na pesquisa! Leia o que diz a mestranda Poliana Bentes de Almeida!

Publicados

GERAL

Postado por Silvana Scorsin em 25/05/2020 De Guarany Jr. Portal : guaranyjunior.com.br Foto: Poliana fala da importância da Pesquisa O Capital em Foco tem a honra de reproduzir na íntegra, a entrevista , concedida ao jornalista Guarany Jr, em seu portal (guaranyjunior.com.br) por Poliana Bentes de Almeida, gerente do Simineral e mestranda em gestão do conhecimento para o desenvolvimento socioambiental pela Unama.
Leia aqui: Nome completo – Poliana Bentes de Almeida
Naturalidade – Oriximiná
Formação- Administradora graduada pelo Centro Universitário do Pará/CESUPA. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/FGV. Mestranda em Gestão de Conhecimento para o Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade da Amazônia. 1. Como você vê a pesquisa neste momento de Pandemia?
A pesquisa científica está na base do desenvolvimento de um país. Em meio ao cenário desafiador vivenciado pela sociedade atualmente, a pesquisa tem sido fundamental para os avanços nesta nova realidade. 2. Hoje não se consegue chegar às pessoas para entrevista pessoal ? Como agir ?
Cada vez mais a tecnologia vem aparecendo como um recurso para que as pessoas possam driblar as dificuldades, adaptando métodos. Existem muitas plataformas de pesquisa on-line no mercado que ajudam tanto estudantes que necessitam realizar pequenos estudos para conclusão de cursos; como também grandes empresas e institutos de investigação de mercado. Sabemos que todas as plataformas dispõem de tecnologia e recursos que auxiliam no processo de captar dados e agrupar essas informações, para agilizar o processo de aplicação de um projeto de pesquisa. 3. As pesquisas são mais qualitativas ?
No mundo acadêmico é necessário conhecer quais são os principais métodos de pesquisa para desenvolver um excelente trabalho científico (seja uma monografia, artigo e até mesmo um projeto), porque, ele norteia todos os procedimentos realizados no trabalho, descrevendo e argumentando o estudo.
Dependendo do objetivo da pesquisa ela poderá ser quantitativa e/ou qualitativa.
A diferença é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas. Foto: Poliana apresentando um de seus trabalhos 4. Como definir as amostras em uma pesquisa sobre mineração ?
Vamos lá! Para sabermos o sabor de um bolo não é necessário comer o bolo inteiro, com 1 pedaço já saberíamos qual é o sabor do bolo. O bolo seria o universo que se deseja pesquisar e o pedaço seria a amostra. Mas como definir uma amostra de pesquisa? E como saber se uma amostra é representativa? No caso da pesquisa que estou fazendo para o meu projeto de mestrado, o meu universo é a sociedade paraense no geral. O objetivo é contemplar o maior número de municípios para que se pudesse ter uma amostra da percepção da população sobre a mineração no Pará. 5. Você consegue segmentar mercado ?
Sim. Com a elaboração das perguntas, escolha do publico alvo, escolha da ferramenta de pesquisa e também da seleção do envio da pesquisa é possível fazer essa segmentação. 6. Consegue mostrar a importância da Mineração como social e emulador de mercado ?
As comunidades ao entorno do empreendimento Minerário é mais sucetíveis a essa percepção. O Pará por ser um estado continental, esse olhar ainda está em construção. apesar da população reconhecer a sua relevância no contexto da mineração Brasileira. 7. A pesquisa sobre mineração tem que objetos e que objetivos ?
Por se tratar de uma pesquisa para a minha dissertação de mestrado, não posso expor detalhes. Só após a defesa. Mas em resumo a pesquisa trata sobre a percepção da sociedade paraense em relação aos empreendimentos minérios no Pará. 8. Qual a mensagem você manda ao Mercado ?
O Pará tem uma gama de oportunidades, principalmente no interior onde estão instalados os empreendimentos Minerários que são potenciais geradores de crescimento, renda e empregos diretos e indiretos. Para isso é necessário estar apto (formação, capacitação, idioma e dentre outros) e o principal, disposição para mudar e ir em busca desses oportunidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  O Jornal Capital em Foco estará presente no maior evento Tecnologia Campus Party Brasília
Propaganda

FOCO ESPECIAL

FOCO ESPECIAL – A SEGUNDA EDIÇÃO “ELAS EMPREENDEM E VENCEM” MOVIMENTOU O RECANTO DAS EMAS!

Publicados

em

No dia 14 de maio, sábado, a equipe do Jornal Capital em Foco realizou a 2ª Edição do “Elas empreendem e vencem” no ginásio Tatuzão, no Recanto das Emas/DF.

Comandado pela cerimonialista da Bolshoi Eventos e também colaboradora do Jornal Capital em Foco, Karla Lopes,

o evento nesta edição contou com a participação da Faculdade Estácio representada pelos alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Direito, Contábeis e Fisioterapia que prestaram atendimento a comunidade.

Também presente no evento, o CRAS com orientações sobre os benefícios prestados pelo órgão, a SEJUS com procedimentos beleza, a CODHAB com o atendimento “Morar Bem”, a Secretaria da Mulher com serviços médicos e orientações sobre o autoexame das mamas e a ONG Programando o Futuro com o ônibus para o recolhimento do lixo eletrônico e serviços sociais de corte de cabelo e aferição de pressão.

A Administração do Recanto das Emas cedeu não só o local para a realização do evento, como também a infraestrutura de som e imagem.

Os participantes ainda puderam assistir a palestra do consultor do SEBRAE – Gerson Spíndola sobre MEI, um talk show mediado pela jornalista Silvana Scórsin com: a empresária e proprietária da Pizzaria Magia, Ana Cristina; o empresário Salomão Ferretti, proprietário da SAMA – RH e Marketing Promocional (que doou camisetas personalizadas para a equipe do Jornal Capital em Foco); a psicanalista Rosane Lopes; a coach de carreiras, Tamara Penha; a empresária do ramo e cursos e treinamentos INTEGRA, Naiara Clemente;  a especialista em Mídia Digital Bárbara Scorsin; a empresária do ramo de confeitaria, Eduarda Yasmim e a Assistente Social e Neurocientista  da ONG “Mulher Simples Assim”, Marcia Sousa que dividiram seus conhecimentos e experiencias como empreendedores com o intuito de encorajar e ajudar as mulheres  a entrarem e se manterem no ramo de negócio e  agregar e auxiliar nas dificuldades enfrentadas.

Leia Também:  A BELEZA NEGRA

 

Ao final, a palestra de Fana Lopes, criadora de conteúdos sobre comportamento, que tem um canal no youtube – Fana Lopes – e é colaboradora do Capital em Foco, na coluna FOCO COM FANA LOPES.

O evento terminou  animado pelo colaborador do Jornal Capital em Foco, D’ROSA  com  sorteios de vários brindes, doados pelos comerciantes e apoiadores: SEBRAE, All Rede (que também disponibilizou para todos, sinal de internet), Loja Essencial, Livraria Leitura, Bolshoi Eventos,  site Radar Digital Brasília, a loja de vinhos e espumantes LAVINOCASA, a floricultura Rainha Margarida, o Trem da Roça, Rivania Bijoux, Duda Gourmet, Loja Rei do Bebê, Closet Majohn, Móveis e Utilidades Santo Antonio, KS Acessórios, Papelaria Impacto, Tamires Cosméticos, o Restaurante Sabor da Roça, Top Pães, Padaria Suprema, Panicenter, a Distribuidora Santa Fé, Jaqueline Texeira Disigner, CIK2 multimarcas, Bolo Fofo da Dayane e a instalação do Pula-Pula para crianças pela Provençal Festas.

“O objetivo do encontro foi compartilhar o conhecimento adquirido com experiências em empreendedorismo, e deste modo, contribuir para o desenvolvimento profissional de mulheres que decidem empreender para vencer. Missão cumprida!

Todos os nossos convidados se dedicaram nessa missão, na ajuda às mulheres que se encontram com dificuldade em tirar seus projetos do papel por falta de uma orientação ou aquelas que pensam em parar por diversas dificuldades.”  – Disse a Presidente do Jornal Capital em Foco, Betânia Sousa.

 

A equipe do Jornal Capital em Foco aproveita para agradecer as pessoas que ficaram anônimas durante o evento, mas que fizeram a diferença para tudo dar certo. Gabriel Scórsin, Lilian Aparecida Pinto, Neuza Barbosa, Neide Barbosa e Kenia Severo , Jael Fontenelle ,  Ricardo Wilson Guimarães, Itamar alemão do Caminhão, Elaine, Ivone Maria e Maria Ivone e Meriva.

Leia Também:  O Jornal Capital em Foco estará presente no maior evento Tecnologia Campus Party Brasília

E você, nosso leitor, fique ligado na programação de outras edições do “Elas empreendem e vencem”.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA