BRASÍLIA

GERAL

Foco no turismo! Programa – Turismo Cívico e Pedagógico

Publicados

GERAL

Postado por Silvana Scórsin em 04/06/2020 Jovens do Brasil inteiro, em ações planejadas com o trade turístico, visitarão a Capital por meio do projeto da Setur-DF

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, apresentou nesta quarta-feira (3) os principais projetos para o desenvolvimento do turismo na capital ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O destaque foi o programa “Brasília, Capital do Turismo Cívico-Pedagógico para o Brasil e o Mundo”, elaborado pela Setur-DF desde o início de sua gestão e que engloba uma séria de ações para promover o segmento.

O produto de Turismo Cívico Pedagógico tem como objetivo trazer estudantes de todo o país para conhecerem a capital federal e sua história. “Essa é uma ação muito relevante da Setur-DF, que une as secretarias de Turismo e Educação de todo o país, e para nós será uma honra contar com o apoio institucional e mercadológico do Ministério do Turismo para proporcionar que jovens estudantes brasileiros tenham condições de conhecer a capital do país ”, afirmou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

O projeto piloto foi implementado em 2019, com a participação de centenas de estudantes da rede pública do Distrito Federal, em um roteiro de três dias com visitas guiadas por monumentos, espaços cívicos e históricos da Capital. Foram apresentados conteúdos pedagógicos e atividades interdisciplinares alinhadas ao currículo escolar da educação básica. A viabilização do programa é um esforço conjunto entre a Setur-DF, o Grupo VOETUR e a Gol Linhas Aéreas e conta com apoio da Fecomércio-DF. “Ampliar o alcance e possibilitar que jovens estudantes de todo o Brasil tenham direito de conhecer a capital do seu país, por meio do Turismo Cívico Pedagógico em Brasília, é um dos nossos principais compromissos”, completou a secretária.

Leia Também:  XV CONPRA

Três temas fundamentais dão base às visitações: a transferência da capital do Brasil e a sua construção no centro do país; a capital federal enquanto símbolo nacional da República Federativa do Brasil; e a cidade planejada, considerada obra prima do gênio criativo humano e Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.

Desde o início da gestão, a Setur-DF vem promovendo importantes ações e projetos de fomento ao turismo cívico em Brasília. O projeto âncora de estruturação desse segmento foi a ressignificação da solenidade da Troca da Bandeira Nacional, que teve seu escopo ampliado para uma Manhã Cívica Cultural. Dentre as ações complementares a este evento, destacaram-se a primeira Mostra de Turismo Cívico, realizada na Semana da Pátria, e a inclusão do mês de setembro no Calendário Oficial do DF como mês do Turismo Cívico.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressaltou a importância da capital como destino turístico. “Brasília é muito mais do que a gente imagina. Precisamos desmistificá-la e começar a apresentá-la como um dos principais destinos turísticos do nosso Brasil. Precisamos que Brasília esteja no centro dessa promoção nacional e que as pessoas conheçam realmente a nossa capital, que tem uma gastronomia fantástica e recursos naturais ímpares”, destacou o ministro.

“Com certeza Brasília está entre as cidades mais belas do país. Temos uma estrutura de alto padrão e a oferta de serviços e equipamentos de qualidade para quem visita a capital do país. Além do mais, a nossa cidade possui um alto potencial para o desenvolvimento do turismo cívico. Logo, é extremamente importante criar ações que conscientizem os visitantes no que diz respeito a cidadania e a política para que  resgatem o valor do patriotismo pelo nosso país”, reforçou o deputado federal Júlio César, que também esteve presente. Também participaram do encontro o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, e o secretário Nacional substituto de Estruturação do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho.

Leia Também:  Deputada do DF é eleita presidente da Comissão especial que vai reformular o Bolsa Família.

Juntos por Brasília, Juntos pelo Turismo
Em primeira mão, o ministro pode assistir ao novo vídeo do movimento “Juntos pelo Brasil, Juntos pelo Turismo”, que reúne o depoimento de 19 entidades do trade em torno de um único propósito: a retomada célere e robusta do turismo em Brasília após a pandemia do Covid-19. O manifesto #juntosporbrasilia e #juntospeloturismo é um chamado que vem da necessidade do setor e pretende gerar uma grande onda de apoio à capital Patrimônio Mundial da Humanidade. Ao mesmo tempo que está entre as atividades mais afetadas pelo coronavírus, o turismo também pode ser um grande aliado na recuperação econômica após a pendemia, já que possui um imenso poder de fomentar a economia e tem uma cadeia que abraça desde o micro e pequeno empreendedor até grandes corporações.

No total, 19 entidades do DF apoiam a causa, englobando o setor hoteleiro, gastronômico, entidades ligadas a produção de eventos, associações e federações ligadas ao turismo e ensino superior, além de diversos sindicatos do setor. Entre elas, estão a Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (ABARE), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (BRCVB), Câmara de Turismo e Hospitalidade , Centro de Excelência em Turismo da UnB, Fecomércio-DF, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio-DF, Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (FETRATUH), FIBRA, Sindicato das Empresas de Turismo do DF (SINDETUR). Fotos: Roberto Castro/MTur Fonte: SETUR -DF

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

FOCO ESPECIAL

FOCO ESPECIAL – A SEGUNDA EDIÇÃO “ELAS EMPREENDEM E VENCEM” MOVIMENTOU O RECANTO DAS EMAS!

Publicados

em

No dia 14 de maio, sábado, a equipe do Jornal Capital em Foco realizou a 2ª Edição do “Elas empreendem e vencem” no ginásio Tatuzão, no Recanto das Emas/DF.

Comandado pela cerimonialista da Bolshoi Eventos e também colaboradora do Jornal Capital em Foco, Karla Lopes,

o evento nesta edição contou com a participação da Faculdade Estácio representada pelos alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Direito, Contábeis e Fisioterapia que prestaram atendimento a comunidade.

Também presente no evento, o CRAS com orientações sobre os benefícios prestados pelo órgão, a SEJUS com procedimentos beleza, a CODHAB com o atendimento “Morar Bem”, a Secretaria da Mulher com serviços médicos e orientações sobre o autoexame das mamas e a ONG Programando o Futuro com o ônibus para o recolhimento do lixo eletrônico e serviços sociais de corte de cabelo e aferição de pressão.

A Administração do Recanto das Emas cedeu não só o local para a realização do evento, como também a infraestrutura de som e imagem.

Os participantes ainda puderam assistir a palestra do consultor do SEBRAE – Gerson Spíndola sobre MEI, um talk show mediado pela jornalista Silvana Scórsin com: a empresária e proprietária da Pizzaria Magia, Ana Cristina; o empresário Salomão Ferretti, proprietário da SAMA – RH e Marketing Promocional (que doou camisetas personalizadas para a equipe do Jornal Capital em Foco); a psicanalista Rosane Lopes; a coach de carreiras, Tamara Penha; a empresária do ramo e cursos e treinamentos INTEGRA, Naiara Clemente;  a especialista em Mídia Digital Bárbara Scorsin; a empresária do ramo de confeitaria, Eduarda Yasmim e a Assistente Social e Neurocientista  da ONG “Mulher Simples Assim”, Marcia Sousa que dividiram seus conhecimentos e experiencias como empreendedores com o intuito de encorajar e ajudar as mulheres  a entrarem e se manterem no ramo de negócio e  agregar e auxiliar nas dificuldades enfrentadas.

Leia Também:  FOCO NO EMPREENDEDORISMO

 

Ao final, a palestra de Fana Lopes, criadora de conteúdos sobre comportamento, que tem um canal no youtube – Fana Lopes – e é colaboradora do Capital em Foco, na coluna FOCO COM FANA LOPES.

O evento terminou  animado pelo colaborador do Jornal Capital em Foco, D’ROSA  com  sorteios de vários brindes, doados pelos comerciantes e apoiadores: SEBRAE, All Rede (que também disponibilizou para todos, sinal de internet), Loja Essencial, Livraria Leitura, Bolshoi Eventos,  site Radar Digital Brasília, a loja de vinhos e espumantes LAVINOCASA, a floricultura Rainha Margarida, o Trem da Roça, Rivania Bijoux, Duda Gourmet, Loja Rei do Bebê, Closet Majohn, Móveis e Utilidades Santo Antonio, KS Acessórios, Papelaria Impacto, Tamires Cosméticos, o Restaurante Sabor da Roça, Top Pães, Padaria Suprema, Panicenter, a Distribuidora Santa Fé, Jaqueline Texeira Disigner, CIK2 multimarcas, Bolo Fofo da Dayane e a instalação do Pula-Pula para crianças pela Provençal Festas.

“O objetivo do encontro foi compartilhar o conhecimento adquirido com experiências em empreendedorismo, e deste modo, contribuir para o desenvolvimento profissional de mulheres que decidem empreender para vencer. Missão cumprida!

Todos os nossos convidados se dedicaram nessa missão, na ajuda às mulheres que se encontram com dificuldade em tirar seus projetos do papel por falta de uma orientação ou aquelas que pensam em parar por diversas dificuldades.”  – Disse a Presidente do Jornal Capital em Foco, Betânia Sousa.

 

A equipe do Jornal Capital em Foco aproveita para agradecer as pessoas que ficaram anônimas durante o evento, mas que fizeram a diferença para tudo dar certo. Gabriel Scórsin, Lilian Aparecida Pinto, Neuza Barbosa, Neide Barbosa e Kenia Severo , Jael Fontenelle ,  Ricardo Wilson Guimarães, Itamar alemão do Caminhão, Elaine, Ivone Maria e Maria Ivone e Meriva.

Leia Também:  Deputada do DF é eleita presidente da Comissão especial que vai reformular o Bolsa Família.

E você, nosso leitor, fique ligado na programação de outras edições do “Elas empreendem e vencem”.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA