BRASÍLIA

GERAL

Foco no Turismo!Rota Náutica apresenta o Lago Paranoá como grande atrativo turístico da capital

Publicados

GERAL

Foto: Luís Tajes – SETUR-DF Postado por Silvana Scórsin em 18.06.2020 Penúltima matéria especial sobre o Brasília Tour Virtual apresenta 10 locais para todos poderem contemplar de casa as belezas da orla brasiliense Com mais de 110 km de extensão, o Lago Paranoá é responsável pela capital ser um dos maiores polos náuticos do país. Por suas águas é possível navegar e praticar diversas atividades. Em sua orla é possível desfrutar de uma ampla gama de bares e restaurantes com vista para o espelho-d’água. O céu é o mar de Brasília, e o Lago Paranoá é o melhor lugar para desfrutar seu vasto horizonte e se refrescar. E por meio do Brasília Tour Virtual, os brasiliense e turistas podem admirar um pouco da beleza do lago por meio da Rota Náutica.

Começando pela Ermida Dom Bosco. O lugar é querido pela população e quem visita não se arrepende. Possui uma vista privilegiada da cidade e do mais belo pôr do sol de Brasília. O parque conta com extensa área de cerrado nativo e espaços para o descanso e lazer, tais como anfiteatro, ciclovias, trilhas para caminhada e um deck considerado por muitos o melhor local para banho no Lago Paranoá. Além das belezas naturais do cerrado, o local possui uma arquitetura única, razão pela qual já foi palco de diversas competições esportivas e shows. Sua atmosfera sagrada e sua paisagem espetacular fazem da Ermida Dom Bosco um passeio para encher os olhos e a alma.

“O Turismo Náutico tem sido uma das principais bandeiras da Setur. O nosso Lago Paranoá é uma das mais belas atrações que temos em Brasília e um dos nossos principais pontos turísticos. Poder explorar o lago e a orla virtualmente, pelo Tour Virtual, é um privilégio e, quando o isolamento acabar, vamos poder vivenciar a cidade e todas as suas belezas”, reforça Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF.

O Pontão do Lago Sul é outro espaço localizado às margens do Lago Paranoá e chega a receber 380 mil visitantes por mês. É um centro de lazer e entretenimento que se destaca pelo paisagismo de seu calçadão à beira lago, sua gastronomia variada e programação diversa, repleta de atrações durante o ano inteiro. O Pontão também é cenário de grandes competições de esportes náuticos, tais como wakeboard, wakesurf e triathlon, e se destaca por ser um local que combina tanto com dias de sol quanto noites enluaradas, perfeito para um brinde à vida e às belezas naturais de Brasília.

“A natureza com toda a sua beleza e biodiversidade em contraste com a imponência do concreto das obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer. O Lago Paranoá é também generoso. Amaina a seca do Planalto Central e dá para Brasília oportunidades de negócios em atividades culturais, esportivas, de lazer e de gastronomia”, diz Sandra Campos, diretora-executiva do Pontão do Lago Sul.

Leia Também:  Capital em Foco parabeniza o Dia do Administrador!

Quando o assunto é a prática de diversos esportes aquáticos como natação, canoagem e kitesurf, o Parque Ecológico Península Sul é um dos points. Localizado no Lago Sul, um dos mais tradicionais bairros de Brasília, o Parque possui entre seus atrativos pista para caminhadas, patins, bicicleta, quadras de tênis e também um belo gramado, onde é possível tomar banho de sol e até fazer piqueniques. Para quem curte esportes de aventura, tem a trilha de aproximadamente 6,5 km, que faz conexão com o Pontão do Lago Sul e com o Parque do Anfiteatro.

O Parque Morro da Asa-Delta também é um dos pontos favoritos dos praticantes de esportes radicais. Seu nome vem do morro construído na década de 1980 para a prática de voo-livre, esporte com tradição na Capital. O local oferece prática de remo, pesca esportiva, jet-ski e passeios de lancha. Para quem optar por ir de bicicleta, também é possível acessá-lo pela ciclovia que faz conexão com o Pontão do Lago Sul e com o Parque da Península.

Já a Prainha dos Orixás é um importante espaço de reverência à cultura afro-brasileira em Brasília. Nela se encontra a famosa Praça dos Orixás, patrimônio imaterial do Distrito Federal, com suas 16 esculturas de divindades africanas – os Orixás – assinadas por Tatti Moreno. Localizada ao lado da Ponte Costa e Silva, a Prainha recebe em fevereiro centenas de visitantes para a tradicional Festa de Iemanjá, e em dezembro é um dos locais mais disputados da cidade para celebrar a virada do ano, com direito a grandes shows e queima de fogos.

Conheça outros pontos da Rota Náutica:

Ponte Juscelino Kubitschek
A icônica Ponte JK é um audacioso projeto do arquiteto Alexandre Chan. Sua arquitetura monumental, formada por três arcos, foi inspirada no movimento de uma pedra quicando sobre o Lago Paranoá, um deleite visual para seus visitantes. O monumento foi literalmente um divisor de águas, tanto na arquitetura quanto no tráfego da cidade. Seja de barco, de bicicleta ou a pé, a Ponte JK é um ponto turístico imperdível! Foto: Luís Tajes – SETUR-DF Orla JK
Localizado aos pés da monumental Ponte JK, um sinuoso calçadão margeia a orla do Lago Paranoá com diversas atrações: ciclovia, parque infantil e mirantes com vista para o espelho-d’água. O destaque da Orla fica por conta do seu complexo gastronômico renomado, com bares e restaurantes que oferecem pratos típicos da cozinha regional e internacional. O local também é muito procurado para práticas de stand-up paddle, caiaque e pedalinho. Um ponto bastante frequentado por quem ama fotografar e desfrutar de paisagens inspiradoras. Foto: Luís Tajes – SETUR-DF Calçadão da Asa Norte
O Calçadão da Asa Norte é um extenso e charmoso cais de madeira suspenso sobre o Lago Paranoá, localizado ao lado da Ponte do Bragueto. Por sua proximidade com o Plano Piloto, é uma das mais movimentadas opções de lazer e contemplação da cidade. Possui fácil acesso, inclusive a pé ou de bicicleta, razão pela qual é bastante frequentado pelo público brasiliense, e um ponto turístico mais do que indicado para quem quer praticar esportes ao ar livre ou apenas relaxar ao som das águas do Lago Paranoá. Foto: Luís Tajes – SETUR-DF

Leia Também:  FOCO NA EDUCAÇÃO - MEC anuncia único portal para cadastro de dados do Sisu, Prouni e Fies

Parque das Garças
O Parque das Garças é um parque ecológico localizado na ponta da península do Lago Norte, característica única que dá ao local uma atmosfera praiana. No Parque de beleza exuberante é fácil encontrar várias espécies de aves como corujas, patos e as famosas garças que dão nome ao local. Nele também é possível praticar stand-up paddle, caiaque e kitesurf. Seu vasto gramado é ideal para piqueniques ao ar livre, atividades familiares, além de ser palco de inúmeros eventos culturais da cidade. Prainha do Lago Norte e Mirante do Casal
Localizada no Setor de Mansões do Lago Norte, a Prainha é um excelente ponto de acesso ao Lago Paranoá e dispõe de diversas opções de lazer. Além de sua vista privilegiada para o espelho-d’água, um deck disponível para prática de esportes náuticos como a natação, stand-up paddle, pedalinho e caiaque. O local também oferece quiosques com serviços variados, ciclovias, quadra poliesportiva, pista para caminhadas e espaço para piqueniques.

Parque Deck Sul
O Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna, nome oficial do Parque Deck Sul, é um local que conta com uma ampla estrutura para a prática de esportes ao ar livre, lazer e contemplação. Sua área de 80 mil m² dispõe de um extenso calçadão de madeira suspenso sobre as águas do Lago Paranoá, ciclovia, pista para caminhada, quadras de esportes, parques infantis, pista de skate, mesas de xadrez, circuito inteligente para malhação, pergolados com estruturas de madeira para descanso e uma grande área gramada, ideal para piqueniques. O Deck Sul está localizado na Avenida L4 Sul, próximo à Ponte das Garças. Um passeio imperdível dentro do perímetro urbano de Brasília. Fonte: SETUR – DF

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO NAS NOTÍCIAS – Governo Federal institui Programa de emprego e capacitação voltado para mulheres e jovens.

Publicados

em

Foto: Presidente Jair Bolsonaro e a Deputada Federal Celina Leão/PP

Foto: Deputada Federal Celina Leão/PP

O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (4), Medida Provisória que institui programa voltado à inserção e à manutenção das mulheres e jovens no mercado de trabalho e Decreto que visa criar 100 mil novas vagas de aprendizagem profissional e contribuir para melhorar a qualificação e a empregabilidade dos jovens. A ação faz parte do Programa Renda e Oportunidade (PRO), uma série de medidas lançadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência para alavancar a retomada do emprego e da economia no País.

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, destacou os 2 milhões e 700 mil novos empregos criados em 2021 no Governo do presidente Jair Bolsonaro, “o maior número dos últimos 10 anos. E somente no primeiro trimestre de 2022 já são mais de 600 mil novos empregos e podemos sonhar que até o final de 2022 a gente consiga superar todas as expectativas”.
O novo programa cria uma série de medidas para impulsionar as boas práticas na promoção da empregabilidade das mulheres, como a flexibilização do regime de trabalho, a qualificação em áreas estratégicas para ascensão profissional e apoio a mulheres no retorno ao trabalho após a licença maternidade. Ao grupo feminino, a MP prevê a implementação de várias medidas de apoio à parentalidade na primeira infância – via reembolso creche ou a liberação de valores do FGTS para auxílio no pagamento de despesas e manutenção ou subvenção de instituições de educação infantil pelos Serviços Sociais.
Será ainda incentivada a flexibilização do regime de trabalho dos pais após o término da licença maternidade, para apoio às mulheres no retorno ao trabalho nesse período, tais como a implantação do regime de tempo parcial e compensação de jornada por meio de banco de horas, além da jornada de 12 horas trabalhadas por 36 horas ininterruptas de descanso, quando a atividade permitir, além da antecipação de férias e flexibilização do horário de entrada e de saída.
O programa foca na empregabilidade das mulheres, especialmente aquelas que sofrem impacto direto da maternidade – até os cinco anos de idade dos filhos – no que se refere à capacidade de inserção, permanência e progressão no mercado de trabalho. Também institui o “Selo Emprega + Mulher”, para promover nas empresas a adoção de boas práticas na contratação, ocupação de postos de liderança e a ascensão profissional de mulheres.

Foto: Deputada Federal Celina Leão/PP

Na solenidade de assinatura foi convidada a discursar pelo Presidente da República, Jair Bolssonado, a coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, a deputada federal, Celina Leão. Em seu discurso Celina Leão, a deputada quebrou o protocolo e iniciou cumprimentando as mulheres presentes, a primeira dama Michelle Bolsonaro.

Leia Também:  Foco especial! Dia Nacional do turismo!

Em seu discurso, a parlamentar Celina Leão, ressaltou que , em sua legislatura, aprovou 162 leis voltadas às mulheres (algumas ainda tramitando no Senado).  Jair Bolsonaro sancionou 66 delas, ato nunca feito antes por outro presidente. Sancionando inclusive, leis de autoria de deputadas da oposição, reconhecendo o trabalho da bancada feminina sem discriminação.

“A medida provisória, revoluciona a questão de como o Estado olha a parentalidade responsiva, situações onde o homem também poderá desfrutar da licença maternidade, saque do FGTS para pagamento de creche entre várias outras ações progressistas. “, afirmou Celina Leão.

Foto: Deputada Federal Celina Leão/PP

Para os jovens, o programa busca aumentar as oportunidades de formação e de inclusão produtiva do adolescente e do jovem por meio da aprendizagem profissional. Foram criadas 100 mil novas vagas de aprendiz e foi instituído o Projeto Nacional de Incentivo à Contratação de Aprendizes, por meio do qual as empresas participantes terão benefícios para regularizarem o cumprimento da cota de aprendizagem, com uma estimativa de contratação de 250 mil adolescentes e jovens ainda este ano.
Também foram estabelecidas medidas para incluir mais adolescentes e jovens vulneráveis na aprendizagem, com prioridade para o público do Auxílio Brasil, adolescentes em acolhimento institucional, aqueles provenientes do trabalho infantil, entre outros. A MP e o Decreto trazem ainda medidas para melhorar a formação do aprendiz e para integrar a aprendizagem profissional ao novo ensino médio da rede pública de ensino, contribuindo para que os adolescentes e jovens permaneçam na escola enquanto são qualificados e ingressam no mercado de trabalho. A MP amplia também o prazo máximo da aprendizagem de dois para três anos e cria incentivos para que as empresas efetivem os aprendizes em contratos de trabalho por tempo indeterminado após a conclusão do programa de aprendizagem.

Leia Também:  Atitudes solidárias!

Fonte: ascom Ministerio do trabalho e previdência

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA