BRASÍLIA

GERAL

Saúde Primária é tema de Audiência Publica na Câmara Legislativa do DF

Publicados

GERAL

Nesta última quinta-feira (28) a Audiência Pública sobre a Atenção Primária na rede pública do DF de iniciativa da Deputada Júlia Lucy (NOVO), reuniu representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Ministério da Saúde e GDF, médicos, enfermeiros, usuários, professores e especialistas do setor privado. A deputada Júlia destacou a importância do tema para a gestão da saúde pública, tanto para melhorar índices quanto para alcançar uma gestão mais eficiente de recursos. “Quando falamos de atenção primária estamos falando de salvar vidas, mas também de usar o orçamento de forma eficiente. O investimento na fase primária melhora indicadores básicos de saúde, reduz internação de atenção ambulatorial, consultas especializadas, além de tratamentos desnecessários. Ou a gente entende que a atenção primária tem que ser prioridade agora ou ainda vamos perder muitas vidas”, disse. A deputada ainda lembrou das experiências que teve recentemente ao ser atendida de forma anônima na rede de saúde do DF. “Sempre utilizo serviço público para fazer a jornada do usuário. Quando você está do lado de fora, não consegue perceber coisas que estão acontecendo ali dentro. Sentir na pele faz toda a diferença”, destacou. Situando o assunto a nível nacional, o diretor de programas da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Lucas Wollman, apontou que a pasta está trabalhando com a meta de chegar até 2022 com 20% do orçamento da saúde voltado à atenção primária. Ele afirma que hoje está na casa dos 15%, enquanto países que têm um sistema voltado para o setor primário da saúde gastam entre 25% e 40%. “Os sistemas de saúde que são organizados e orientados pela atenção primária são os que mais conseguiram se provar benéficos para a saúde da população e produzir melhores resultados e com a utilização mais racional do recurso. Pretendemos ter um salto de qualidade na atenção primária com foco no programa saúde da família e ações focadas em formação e provimento de médicos em regiões necessitadas”, disse. Representando o GDF, o Coordenador de Atenção Primária à Saúde Substituto da Secretaria de Saúde, Sérgio Lima Gonçalves, relatou como está atualmente a estrutura de atenção primária no DF e apontou alguns problemas. Ele afirma que o programa de saúde da família vem enfrentando perda grande de médicos em função do fim do Mais Médicos. Segundo ele, até maio havia 395 equipes e agora estão com apenas 378. “Temos tido dificuldade de preencher todos os requisitos das equipes, como o de ter cinco tipos de profissionais em cada uma”, destacou. Ela apontou que para aumentar a cobertura primária está previsto pelo Plano Plurianual de 2020 a 2023 a contratação de 114 médicos, 150 equipes completas, 350 técnicos de enfermagem, 70 cirurgiões e 700 Agentes de Saúde (ACS). Segundo informou, o concurso de agentes de saúde já está engatilhado e deve ter o chamamento em breve.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  FISEC SP 2020 adiado!
Propaganda

FOCO ESPECIAL

FOCO ESPECIAL – A SEGUNDA EDIÇÃO “ELAS EMPREENDEM E VENCEM” MOVIMENTOU O RECANTO DAS EMAS!

Publicados

em

No dia 14 de maio, sábado, a equipe do Jornal Capital em Foco realizou a 2ª Edição do “Elas empreendem e vencem” no ginásio Tatuzão, no Recanto das Emas/DF.

Comandado pela cerimonialista da Bolshoi Eventos e também colaboradora do Jornal Capital em Foco, Karla Lopes,

o evento nesta edição contou com a participação da Faculdade Estácio representada pelos alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Direito, Contábeis e Fisioterapia que prestaram atendimento a comunidade.

Também presente no evento, o CRAS com orientações sobre os benefícios prestados pelo órgão, a SEJUS com procedimentos beleza, a CODHAB com o atendimento “Morar Bem”, a Secretaria da Mulher com serviços médicos e orientações sobre o autoexame das mamas e a ONG Programando o Futuro com o ônibus para o recolhimento do lixo eletrônico e serviços sociais de corte de cabelo e aferição de pressão.

A Administração do Recanto das Emas cedeu não só o local para a realização do evento, como também a infraestrutura de som e imagem.

Os participantes ainda puderam assistir a palestra do consultor do SEBRAE – Gerson Spíndola sobre MEI, um talk show mediado pela jornalista Silvana Scórsin com: a empresária e proprietária da Pizzaria Magia, Ana Cristina; o empresário Salomão Ferretti, proprietário da SAMA – RH e Marketing Promocional (que doou camisetas personalizadas para a equipe do Jornal Capital em Foco); a psicanalista Rosane Lopes; a coach de carreiras, Tamara Penha; a empresária do ramo e cursos e treinamentos INTEGRA, Naiara Clemente;  a especialista em Mídia Digital Bárbara Scorsin; a empresária do ramo de confeitaria, Eduarda Yasmim e a Assistente Social e Neurocientista  da ONG “Mulher Simples Assim”, Marcia Sousa que dividiram seus conhecimentos e experiencias como empreendedores com o intuito de encorajar e ajudar as mulheres  a entrarem e se manterem no ramo de negócio e  agregar e auxiliar nas dificuldades enfrentadas.

Leia Também:  FOCO INTERCULTURAL - Iniciativas do Cazaquistão para desenvolver o mercado de trabalho no País.

 

Ao final, a palestra de Fana Lopes, criadora de conteúdos sobre comportamento, que tem um canal no youtube – Fana Lopes – e é colaboradora do Capital em Foco, na coluna FOCO COM FANA LOPES.

O evento terminou  animado pelo colaborador do Jornal Capital em Foco, D’ROSA  com  sorteios de vários brindes, doados pelos comerciantes e apoiadores: SEBRAE, All Rede (que também disponibilizou para todos, sinal de internet), Loja Essencial, Livraria Leitura, Bolshoi Eventos,  site Radar Digital Brasília, a loja de vinhos e espumantes LAVINOCASA, a floricultura Rainha Margarida, o Trem da Roça, Rivania Bijoux, Duda Gourmet, Loja Rei do Bebê, Closet Majohn, Móveis e Utilidades Santo Antonio, KS Acessórios, Papelaria Impacto, Tamires Cosméticos, o Restaurante Sabor da Roça, Top Pães, Padaria Suprema, Panicenter, a Distribuidora Santa Fé, Jaqueline Texeira Disigner, CIK2 multimarcas, Bolo Fofo da Dayane e a instalação do Pula-Pula para crianças pela Provençal Festas.

“O objetivo do encontro foi compartilhar o conhecimento adquirido com experiências em empreendedorismo, e deste modo, contribuir para o desenvolvimento profissional de mulheres que decidem empreender para vencer. Missão cumprida!

Todos os nossos convidados se dedicaram nessa missão, na ajuda às mulheres que se encontram com dificuldade em tirar seus projetos do papel por falta de uma orientação ou aquelas que pensam em parar por diversas dificuldades.”  – Disse a Presidente do Jornal Capital em Foco, Betânia Sousa.

 

A equipe do Jornal Capital em Foco aproveita para agradecer as pessoas que ficaram anônimas durante o evento, mas que fizeram a diferença para tudo dar certo. Gabriel Scórsin, Lilian Aparecida Pinto, Neuza Barbosa, Neide Barbosa e Kenia Severo , Jael Fontenelle ,  Ricardo Wilson Guimarães, Itamar alemão do Caminhão, Elaine, Ivone Maria e Maria Ivone e Meriva.

Leia Também:  FOCO NA LITERATURA COM GUSTAVO DOURADO-Homenagem ao Secretariado

E você, nosso leitor, fique ligado na programação de outras edições do “Elas empreendem e vencem”.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA