BRASÍLIA

GERAL

Spinning Out: Saúde Mental no Esporte

Publicados

GERAL

Por Leone Carneiro – Colaboradora – “Kat, você está bem? Não conhecia este seu lado”. As frases acima fazem parte da série norte-americana Spinning Out (girar, em tradução livre para o português), cujo tema central é a saúdemental no ambiente esportivo e suas consequências nas relações intra e interpessoais. A série gira em volta da família de Carol, Kat e Serena. Além do laço familiar em comum, ambas praticam patinação no gelo. Não só praticam. Elas competem. Carol e Kat tem outra característica semelhante: são bipolares. Como citado acima, este é o cerne da série: saúde mental no ambiente esportivo. Ao longo dos episódios, vê-se as duas lutando, convivendo e gerindo a doença e suas consequências: episódios maníacos, automutilação, significante alteração do humor, administração dos medicamentos, dentre outros.  Em um determinado momento, Kat resolve parar, abruptamente, de tomar os remédios e, de modo consequente, suas ações e comportamento dão um giro de 180°: compra compulsivamente, torna-se mais agressiva e intolerante, isola-se da família e consome cocaína em uma festa organizada por ela. Alguns amigos próximos percebem tais atitudes e descobrem que ela é bipolar. Alguns reagem de maneira mais empática. Outros não. Até a própria personagem pede segredo sobre a doença, afinal, o tema saúde mental é tabu na sociedade, inclusive no ambiente esportivo, como demonstra uma das cenas da série. Ter depressão, ansiedade e outros é sinal de fraqueza (quem, nesta sociedade, quer ser reconhecido como fraco?). Em um ambiente competitivo, com treinos, às vezes exaustantes, sob forte pressão pelo sucesso, por ganhar, com restrições sociais, atletas podem desenvolver algumas doenças mentais. Frisa-se que o esporte não é definidor de uma depressão. Deve-se considerar outros fatores. Dentre eles, os genéticos. O nadador Michel Phelps, que mais ganhou medalhas na natação, teve depressão em 2014. Emjulho de 2019, deu uma entrevista afirmando que compartilhava a história dele para salvar vidas: “Compartilho a minha história tentando salvar vidas. Em 2014 havia momentos nos quais não queria viver. Compartilho minha experiência para fazer vocês verem que não estão sozinhos”. Citando outro caso parecido: o tenista NoahRubin criou o Behind The Racquet cujo objetivo é mostrar histórias humanas de vários tenistas, envolvendo temas como solidão, pressão, abuso de álcool e a busca difícil por patrocinadores. Há 5 meses, criei um perfil no Instagram @saude_mental_vida para ajudar e trocar ideias sobre temas como depressão, ansiedade, superação, burnout, e outros temas. Tenho certeza e esperança de que iniciativas como as citadas acima podem, aos poucos, mudar a mentalidade de outras pessoas sobre saúde mental, quebrar tabus e estigmas. https://www.linkedin.com/pulse/spinning-out-sa%25C3%25BAde-mental-esporte-leone-santos

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Foco na Economia! Ministra Tereza Cristina Plano Safra 2020/2021 e destaca o papel do agro
Propaganda

FOCO ESPECIAL

FOCO ESPECIAL – A SEGUNDA EDIÇÃO “ELAS EMPREENDEM E VENCEM” MOVIMENTOU O RECANTO DAS EMAS!

Publicados

em

No dia 14 de maio, sábado, a equipe do Jornal Capital em Foco realizou a 2ª Edição do “Elas empreendem e vencem” no ginásio Tatuzão, no Recanto das Emas/DF.

Comandado pela cerimonialista da Bolshoi Eventos e também colaboradora do Jornal Capital em Foco, Karla Lopes,

o evento nesta edição contou com a participação da Faculdade Estácio representada pelos alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Direito, Contábeis e Fisioterapia que prestaram atendimento a comunidade.

Também presente no evento, o CRAS com orientações sobre os benefícios prestados pelo órgão, a SEJUS com procedimentos beleza, a CODHAB com o atendimento “Morar Bem”, a Secretaria da Mulher com serviços médicos e orientações sobre o autoexame das mamas e a ONG Programando o Futuro com o ônibus para o recolhimento do lixo eletrônico e serviços sociais de corte de cabelo e aferição de pressão.

A Administração do Recanto das Emas cedeu não só o local para a realização do evento, como também a infraestrutura de som e imagem.

Os participantes ainda puderam assistir a palestra do consultor do SEBRAE – Gerson Spíndola sobre MEI, um talk show mediado pela jornalista Silvana Scórsin com: a empresária e proprietária da Pizzaria Magia, Ana Cristina; o empresário Salomão Ferretti, proprietário da SAMA – RH e Marketing Promocional (que doou camisetas personalizadas para a equipe do Jornal Capital em Foco); a psicanalista Rosane Lopes; a coach de carreiras, Tamara Penha; a empresária do ramo e cursos e treinamentos INTEGRA, Naiara Clemente;  a especialista em Mídia Digital Bárbara Scorsin; a empresária do ramo de confeitaria, Eduarda Yasmim e a Assistente Social e Neurocientista  da ONG “Mulher Simples Assim”, Marcia Sousa que dividiram seus conhecimentos e experiencias como empreendedores com o intuito de encorajar e ajudar as mulheres  a entrarem e se manterem no ramo de negócio e  agregar e auxiliar nas dificuldades enfrentadas.

Leia Também:  FOCO NAS CIDADES - Codhab convoca candidatos habilitados a manifestar interesse no Sol Nascente

 

Ao final, a palestra de Fana Lopes, criadora de conteúdos sobre comportamento, que tem um canal no youtube – Fana Lopes – e é colaboradora do Capital em Foco, na coluna FOCO COM FANA LOPES.

O evento terminou  animado pelo colaborador do Jornal Capital em Foco, D’ROSA  com  sorteios de vários brindes, doados pelos comerciantes e apoiadores: SEBRAE, All Rede (que também disponibilizou para todos, sinal de internet), Loja Essencial, Livraria Leitura, Bolshoi Eventos,  site Radar Digital Brasília, a loja de vinhos e espumantes LAVINOCASA, a floricultura Rainha Margarida, o Trem da Roça, Rivania Bijoux, Duda Gourmet, Loja Rei do Bebê, Closet Majohn, Móveis e Utilidades Santo Antonio, KS Acessórios, Papelaria Impacto, Tamires Cosméticos, o Restaurante Sabor da Roça, Top Pães, Padaria Suprema, Panicenter, a Distribuidora Santa Fé, Jaqueline Texeira Disigner, CIK2 multimarcas, Bolo Fofo da Dayane e a instalação do Pula-Pula para crianças pela Provençal Festas.

“O objetivo do encontro foi compartilhar o conhecimento adquirido com experiências em empreendedorismo, e deste modo, contribuir para o desenvolvimento profissional de mulheres que decidem empreender para vencer. Missão cumprida!

Todos os nossos convidados se dedicaram nessa missão, na ajuda às mulheres que se encontram com dificuldade em tirar seus projetos do papel por falta de uma orientação ou aquelas que pensam em parar por diversas dificuldades.”  – Disse a Presidente do Jornal Capital em Foco, Betânia Sousa.

 

A equipe do Jornal Capital em Foco aproveita para agradecer as pessoas que ficaram anônimas durante o evento, mas que fizeram a diferença para tudo dar certo. Gabriel Scórsin, Lilian Aparecida Pinto, Neuza Barbosa, Neide Barbosa e Kenia Severo , Jael Fontenelle ,  Ricardo Wilson Guimarães, Itamar alemão do Caminhão, Elaine, Ivone Maria e Maria Ivone e Meriva.

Leia Também:  Foco especial! Jubileu da Catedral de Brasília - 31 de maio de 2020.

E você, nosso leitor, fique ligado na programação de outras edições do “Elas empreendem e vencem”.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA