BRASÍLIA

Saúde

FOCO NA SAÚDE – Aromaterapia: os óleos essenciais realmente funcionam?

Publicados

SAÚDE E BEM ESTAR

 

Os óleos essenciais são substâncias aromáticas que podem ser extraídas de plantas para capturar os compostos que produzem a fragrância. É possível obter óleos essenciais de muitas partes diferentes de uma planta, incluindo folhas, flores e raízes.

 

Além de serem usados ​​como aromas para uma variedade de produtos naturais e de consumo, alguns óleos essenciais podem ser usados ​​para diversas aplicações na saúde. Quando são usados ​​para promover o bem-estar, é chamado de aromaterapia.

 

Alguns dos possíveis usos dos óleos essenciais na aromaterapia incluem controlar a dor, ajudar na digestão e reduzir o estresse e a ansiedade. Embora faltem evidências científicas para muitos desses usos, pesquisas estão em andamento para aprender mais sobre os benefícios dos óleos essenciais.

 

Como usar óleos essenciais com segurança?

 

As maneiras mais seguras de usar óleos essenciais incluem:

 

  • Acessórios de aromaterapia: Colares, pulseiras e chaveiros feitos com materiais absorventes nos quais você aplica óleos essenciais e cheira ao longo do dia.

 

  • Óleo corporal: Uma mistura de óleos essenciais com um óleo transportador, como azeite, jojoba ou óleo de coco, que pode ser massageada na pele.
Leia Também:  Foco Especial! 10° SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN (TRISSOMIA 21).

 

  • Bastão de aroma: Também chamado de inalador de óleo essencial, esses bastões possuem um pavio que absorve o óleo essencial.

 

Para a especialista e empresária Berenice Lima, proprietária da franquia Lírios Essências, o consumidor deve ficar atento no momento da compra. “A qualidade dos óleos essenciais no mercado varia muito, desde óleos puros até aqueles diluídos com ingredientes mais baratos. Encontrar empresas sérias é um desafio, por isso é recomendado pesquisar bastante sobre a marca antes de adquirir um produto”, explica Lima.

 

Algumas dicas podem ajudar o consumidor a encontrar os óleos essenciais puros:

 

  • Observe o rótulo: deve incluir o nome latino da planta, informações sobre pureza ou outros ingredientes adicionados a ela e o país em que a planta foi cultivada.

 

  • Avalie a empresa: compre produtos de uma empresa de aromaterapia bem conhecida e respeitável que existe há vários anos.

 

  • Escolha recipientes de vidro de cor escura: os óleos essenciais puros são altamente concentrados. Eles podem dissolver garrafas plásticas ao longo do tempo, manchando o óleo. A maioria das empresas armazenam os óleos essenciais em pequenos frascos de vidro para proteger a qualidade.
Leia Também:  FOCO ESPECIAL! Artigo Biomonitoramento: possibilidades e perigos

 

  • Evite “óleos perfumados”: Os óleos perfumados são feitos de óleos essenciais combinados com produtos químicos ou inteiramente de produtos químicos. Eles não são adequados para aromaterapia – em vez disso, procure frascos que contenham um único óleo essencial em sua forma mais pura (100% óleo essencial sem outros enchimentos).

 

  • Compare preços: os óleos essenciais variam de preço, dentro de uma linha deve haver uma grande variedade de preços. Se encontrar um preço baixo para um óleo essencial caro, provavelmente não é puro.

 

“A escolha do produto certo é de vital importância para conseguir o resultado desejado, por isso prefira empresas que estão há mais tempo no mercado e que já possuem uma boa reputação”, finaliza Berenice Lima, da franquia Lírios Essências.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE E BEM ESTAR

FOCO NA SAÚDE – Curso: Bases do tratamento oncológico. O renomado médico e professor Fábio Ferreira fala sobre o curso

Publicados

em

Gurany Júnior – portal www.guaranyjunior.com.br

 

O professor e médico Fábio Ferreira, cirurgião oncológico e livre docente pela Faculdade de Medicina da USP e outros colegas preparam um curso chamado Base e Tratamento Oncológico. Um curso feito por profissionais da USP, do Sistema Acadêmico e que eu gostaria de dividir com vocês. Veja como participar.

 

São cinco módulos para abordar os diversos caminhos do tratamento oncológico, incluindo a parte cirúrgica, tratamento sistêmico, radioterapia, as urgências, e também um módulo muito interessante sobre a abordagem do doente oncológico como um todo.
Veja, no vídeo a seguir, o que diz o médico e professor Fábio Ferreira:
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  FOCO NA SAÚDE! #ANSComVocê é o slogan da nova campanha publicitária da ANS
Continue lendo

FOCO NAS NOTÍCIAS

FOCO ATUALIDADES

FOCO CIDADES

EMPREENDEDORISMO

CULTURA E EVENTOS

SAÚDE E BEM ESTAR

MAIS LIDAS DA SEMANA